As lapides tumulares da ordem 3ª do carmo de cachoeira antologia da morte

Páginas: 6 (1377 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
AS LAPIDES TUMULARES DA ORDEM 3ª DO CARMO DE CACHOEIRA ANTOLOGIA DA MORTE

Jomar Lima da Conceição - Graduando em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/CAHL.

Resumo

A importância das lápides tumulares, não se resume ao valor histórico e patrimonial, nem tão pouco de serem as únicas no Brasil a formar um conjunto, mas sim a forma de ilustrar edecodificar o homem/sociedade barroca; elas servem para nortear as características e os limites desse homem baiano do século XVIII.
Palavras-chave: Lapides, Tumulares, Iconografia, Barroco, Rococó,

Abstratct

The importance of lápides tumulares, not merely historical value and assets, nor are the only in Brazil to form a whole, but the way to illustrate and decode the man/society baroque; theyserve to guide the characteristics and limits of this man century XVII Bahia.
Word-key: gravestone, tumulares, iconography, baroque, rococo

Para entender a sociedade latina é necessário buscar a sua “origem” barroca colonizadora e identificar os traços culturais herdados da colonização.
O grande período intitulado de Idade Média, vai ser fundamental para esse entendimento, pois caracteriza o“homem descobridor do Novo Mundo”.
Deus como centro de tudo – teocentrismo – vai nortear esse ser europeu responsável direto pela catequização e evolução do “outro mundo”. A forma de visualização do outro pressupõe uma opressão da cultura.

Através de uma tradição européia, a teatralização vai ser a chama do barroco que irá arrebentar o indígena e os fidalgos aqui estabelecidos.
Elementoscomo a fragmentação da forma e ofuscamento da visão do todo vão ser de relevante importância para a formação do inconsciente coletivo do brasileiro. A peculiaridade de viver da morte é uma das heranças da ideologia barroca viva até hoje.
Entender o processo de libertação da America Latina, tão diferente da America do Norte é identificar uma nostalgia latina em conservar suas as tradições vivas eatuantes, conservadorismo tão bem enraizado que impede a entrada da “modernidade”, no sentido em que restringe tudo que é novo.
Dissecar o atual é buscar seu cerne no passado, assim, desvenda-se aqui uma das multifacetas da sociedade atual através da leitura do homem barroco – um conjunto de 29 (vinte e nove) lápides tumulares de raro exemplar de arte funerária do século XVIII, localizadas nocemitério (também chamado de ossuário) da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira – Bahia, pertencentes a Irmandade da Ordem Terceira do Carmo, conhecida também como Sodalícios da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo da cidade de Cachoeira , De todas as funções exercida pelas Ordens Terceiras destacam-se os chamados “sufrágios”, garantidos por estas corporações a seus sócios.Consistiam em missas que mandavam celebrar pelas almas dos irmãos falecidos. O acendrado espírito religioso dos associados levava a pensar que, quanto maior o número de missas rezadas pela alma do defunto, mais rapidamente se veria livre dos padecimentos que, pelas culpas terrenas, estivesse sofrendo na outra vida. Os familiares do morto encontravam na realização das missas profundo consolo pela morte doque ente querido; a presença de amigos e vizinhos, o abundante número de padres e o solene cerimonial dos atos religiosos eram fontes de prestigio. Algumas Irmandades garantiam até quarenta missas. E não era só. Além dos sufrágios, os irmãos asseguravam-se uma sepultura condigna, garantida pela corporação. Essa concessão, de evidente e considerável valia e mesmo um alto privilegio para os irmãos,impunham-se como

motivo de sedução, para que todos procurassem ingressar na corporação correspondente ao seu status social. (CALDERON, Valentim, 1974, pág. 63)


Fig 1 – Fachada da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira .

A maior parte dos sepultamentos, até 1855, era realizada no chão da nave das igrejas, mas, por serem insuficientes para as necessidades ou pelo desejo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ordem do carmo
  • 3ª Ordem da Penitência
  • carmo
  • Cachoeira
  • A Cachoeira
  • Antologia
  • Antologia
  • Antologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!