As invasões dos eua comparadas aos conceitos de maquiavel

Páginas: 11 (2706 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

A incapacidade das forças norte-americanas e da OTAN; a corrupção em Kabul e o massacre da população qualificam de fracassada a política do presidente George W. Bush - herdada por Barack Obama, depois de quase dez anos no Afeganistão.
Após seu bombardeio, invasão e ocupação; Estados Unidos e a OTAN prosseguem sem esperança alguma de eliminar a resistência islâmica, suposto objetivoda sua estada no país da Ásia Central.
A ação de vingança executada pela Casa Branca contra o governo de Kabul, mulláh Mohamed Omar, teve o pretexto de combater Osama bin Laden, a quem sindicou os atentados em Nova York e Washington em 11 de setembro.
Com este propósito, Washington utilizou seu mais sofisticado arsenal de destruição em massa para derrubar do poder Omar e Bin Laden – a quemtreinou e equipou durante as décadas de 1980 e 1990 contra a antiga União Soviética, ainda que foguetes e bombas tenham sido lançados sobre suas cidades, hospitais, mesquitas e aldeias civis em 7 de Outubro de 2001. Matando milhares de inocentes.
Entretanto, mais de nove anos depois, é incrível que os EUA e seus aliados da OTAN fracassem e não consigam neutralizar o Afeganistão; pelo contrário, estãopresos em suas operações e confinados em suas bases em várias províncias do território, no sul e no leste.
Tal situação possibilitou uma reorganização das forças do Talibã e outros grupos étnicos em zonas fronteiriças, devido à incapacidade das forças de ocupação e da administração de Karzai de controlar o país.
Eles hostilizam com mísseis, ataques suicidas e com fuzis as instalações doPentágono, da OTAN e seus parceiros afegãos nas regiões de conflito.
Os ataques ocorriam quase diariamente desde janeiro de 2007, apesar de mais de 100 mil soldados efetivos norte-americanos, britânicos e canadenses, entre outros da OTAN, que com pomposas denominações em suas operações, tentavam capturá-los ou aniquilá-los.
Essa é a realidade que impera no Afeganistão, mais nove anos após a invasão dosEstados Unidos para castigar o mulá Omar por abrigar Osama Bin Laden, que, só agora, através de discurso do presidente americano, onde diz que tropas americanas conseguiram dar fim à vida do tão procurado “terrorista”, apesar das multimilionárias somas oferecidas por sua captura - vivo ou morto.

O começo de tudo…

A Guerra que teve seu início em 11 de setembro de 2001onde cerca de 3.000 pessoas foram mortas em ataques coordenados contra o World Trade Center e o Pentágono por aviões civis seqüestrados. Os ataques foram rapidamente ligados a Osama bin Laden e a Al-Qaeda. Menos de uma semana após os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, o presidente dos EUA George W. Bush, identificou Osama Bin Laden como o "principal suspeito" nos ataques.
Depois de ultimatonorte-americano, no início de outubro, alguns membros moderados do regime talibã reuniram-se com o embaixador dos EUA no Paquistão para encontrar uma maneira de convencer Mullah Omar a entregar Bin Laden aos Estados Unidos. Em 7 de outubro, pouco antes da invasão, os talibãs estavam dispostos a colocar Bin Laden em um tribunal islâmico no Afeganistão. Os EUA recusaram esta oferta por julgá-lainsuficiente, e os bombardeios no Afeganistão por forças aglo-americanas começaram no mesmo dia.
Apenas em 14 de outubro, uma semana após a eclosão da guerra, o Taliban concorda em entregar bin Laden para um país neutro para o julgamento, mas apenas com a apresentação de provas do envolvimento de Bin Laden no 11 de Setembro. Esta oferta também foi rejeitada por Bush, que declarou "Não há necessidadede discutir a inocência ou culpa. Nós sabemos que ele é culpado".
Além disso, em 2006, foi afirmado que "o FBI não tinha" nenhuma evidência" ligando Bin Laden aos atentados de" 11 de Setembro.
Acabando um outro assunto também mal resolvido e explicado. Já no Governo Obama, após sete anos de invasão no Iraque, os EUA anunciaram que iriam iniciar a retirada de suas tropas do Iraque. Demoraram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARTIGO CONCEITO DE MAQUIAVEL E BOBBES
  • O conceito de liberdade em nicolau maquiavel
  • maquiavel e o conceito de liberdade
  • Conceito de Virtú e Fortuna segundo Maquiavél
  • Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Européia
  • “Administração Pública comparada: uma avaliação das reformas do Brasil, EUA, e União Européia”
  • O Conceito Politico de Nicolau Maquiavel na Obra O Principe
  • Resumo: estado no conceito de maquiavel, hobbes e tocqueville. ideias principais dos autores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!