As instituições e direito urbano

Páginas: 4 (890 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
A ORIGEM DO CAPITALISMO
As Instituições e o Direito Urbano

A burguesia é uma classe social, onde surgiu na idade média, especificadamente na Europa. Nasceu a partir do crescimento comercial e éformada por comerciantes que desenvolveram o capitalismo. As Sociedades Feudais já não conseguiam acompanhar o crescimento da demanda comercial para atender toda a população, não mais satisfazia todasociedade da Idade Média. Logo então começaram a surgir artesões e pequenos comerciantes a partir da agricultura caseira. As necessidades da classe dominante feudal exigiam uma pressão maior. Havia umatendência párea que os vassalos se multiplicassem, o crescimento das famílias nobre e do poderio militar, isso aumentava o tamanho da classe parasita.
Na sociedade agrícola as necessidades eramincompatíveis com a organização que lutava com o conjunto de interesses e ideias em uma sociedade dominada. Porém era impossível de vencer esta batalha, porque era quem beneficiava o estado e o mesmo seesforçava em defendê-lo por interesses e assim preservava a conservação da ordem social.
A burguesia está longe de assumir uma atitude, onde não protesta contra as autoridades, nem contra osprivilégios da nobreza, muito menos e principalmente contra a igreja. A causa de todas essas lutas é aonde a burguesia reivindicava a sua liberdade. Liberdade de fazer contratos, direito de ir e vir, transladarlivremente entre os feudos para expandir seu potencial comercial, algo que foi conquistado e mais tarde tornou um direito intocável.
Porém esta é somente a primeira de suas necessidades, entreoutras está o direito tradicional, com o seu processo estritamente formalista, com seus ordálios, os seus duelos judiciais, seus juízes recrutados na população rural e que conheciam o estado.
Desdecedo, o mais tardar desses princípios do século XI, criou-se sob a pressão das circunstâncias um direito comercial embrionário que os mercadores aplicavam entre si, em suas transações. A autonomia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instituicoes do direito
  • Instituicoes de direito
  • Instituições do direito
  • Instituiçoes de Direito
  • iNSTITUIÇÕES DE DIREITO
  • Instituições de direito
  • Instituições de Direito
  • Instituições de Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!