As informaçoes das empresas

Páginas: 8 (1953 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
MILAGRE ECONÔMICO

O crescimento acelera-se e diversifica-se no período do chamado "milagre econômico", de 1968 a 1974. A disponibilidade externa de capital e a determinação dos governos militares de fazer do Brasil uma "potência emergente" viabilizam pesados investimentos em infra-estrutura (rodovias, ferrovias, telecomunicações, portos, usinas hidrelétricas, usinas nucleares), nas indústriasde base (mineração e siderurgia), de transformação (papel, cimento, alumínio, produtos químicos, fertilizantes), equipamentos (geradores, sistemas de telefonia, máquinas, motores, turbinas), bens duráveis (veículos e eletrodomésticos) e na agroindústria de alimentos (grãos, carnes, laticínios). No início da década de 70, a economia apresenta resultados excepcionais, com o PIB crescendo a 12 %, e osetor industrial a 18% ao ano. Para bancar essa farsa que se chegava ao slogam de “Brasil – Potência”, o governo entrou em uma política de endividamento crescente no exterior (durante quase toda a década de 70).
O auge do regime militar foi durante o governo de Médici, caracterizado pelo Milagre econômico, que possibilitou ao país a ter a oitava economia do mundo. No ano de 1973, este processode desenvolvimento acabou devido à guerra de Yom Kippur que gerou a crise do petróleo. A partir de 1979, os EUA elevaram os juros dessa dívida, usando o “2º choque do petróleo” (aumento do preço do barril) como pretexto, provocando um terremoto nas economias de vários países subdesenvolvidos, devedores, aonde alguns em certos momentos chegaram a pedir moratória (paralisação do pagamento da dívida).O FMI entra em cena para impor aos países devedores empreendendo a estes políticas econômicas recessivas.
OBS: de 5 bilhões de dólares, em 1965, passamos para 20 bilhões em 1975, até chegar em 129 bilhões em 1995, e bem próximo aos 100 bilhões na atualidade por ação do capital volátil.

[pic]

Em meados dos anos 70, a crise do petróleo e a alta internacional dos juros desaceleraram aexpansão industrial. Com o financiamento externo mais caro, a economia brasileira entra num período de dificuldades crescentes, que levam o país, na década de 80, ao desequilíbrio do balanço de pagamentos e ao descontrole da inflação. O Brasil mergulha numa longa recessão que praticamente bloqueia seu crescimento econômico. O PIB (Produto Interno Bruto) em termos percentuais cresce 16,9% entre 1980 e1991, o que representa uma média muito modesta de 1,5% ao ano, o que justifica considerar o período como a “década perdida”. O nosso crescimento industrial foi muito baixo, também pela chamada “ciranda financeira” porque se tornou mais interessante investir em títulos criados para arrecadar capitais no processo especulativo do que em atividade produtiva. Outro fato foi o estímulo a exportação de bensprimários para aumentarmos a arrecadação de divisas (moeda forte no mercado internacional) para pagarmos juros da dívida.

A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA
O regime autoritário militar abrange um período bastante complexo: a crise dos anos sessenta, o "milagre" entre 1968 e 1972, até as vésperas da recessão que caracteriza os primeiro anos da década de 80, procurando uma modernização acelerada, oEstado sustentou níveis elevados de investimentos com grandes gastos governamentais e intervenção direta no aparato produtivo da economia, à custa do endividamento com sistema bancário nacional e internacional. O seu programa para a modernização baseou-se também num projeto territorial fundado no ideário da integração nacional e do Brasil potência (...). O Brasil ingressou na modernidade pela viaautoritária, e o projeto geopolítico do Brasil - potência (...), deixou marcas profundas sobre a sociedade nacional. A economia brasileira alcançou a posição de oitavo PIB do mundo, seu parque industrial atingiu elevado grau de complexidade e diversificação, a agricultura apresentou indicadores flagrantes de tecnificação e dinamismo, e uma extensa rede de serviços interligou a quase totalidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Sistema de Informações Gerenciais nas empresas
  • Informações sobre a empresa apple
  • Os sistemas de informações na gestão de empresas
  • Informações sobre empresas exportadoras
  • Fluxo de informaçoes de uma empresas
  • Endromarting, comunicação e informações nas empresas
  • Sistemas de informações na gestão de empresas
  • informações sobre a empresa OI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!