As Influ ncias da Igreja Cat lica no que Tange Administra o C pia

503 palavras 3 páginas
INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA ADMINISTRAÇÃO

Na evolução histórica da administração a Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental.
Através dos séculos, as normas administrativas e os princípios de organização publica foram se transferindo das instituições dos estados (como era o caso de Atenas e Roma etc.) para as instituições da nascente Igreja Católica e para as organizações militares. Essa transferência se fez de modo lento, mas efetivo, talvez porque a unidade de propósitos e de objetivos – princípios fundamentais na organização eclesiástica¹ e na organização militar - nem sempre é encontrada na ação política que se desenvolvia nos Estados, geralmente movida por objetivos contraditórios de cada partido, dirigente ou classe social.

A Igreja Católica aproveitou e absorveu e aperfeiçoou toda a técnica administrativa que os romanos desenvolveram para fazer administração à distância. Como exemplo de eficiência e de coordenação administrativa e departamental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis.
Conforme Megginson, Mosly e Pietri, Jr. (1998) a Igreja Católica Romana contribuiu bastante para evolução administrativa. À proporção que o cristianismo se expandia ocasionava muitos conflitos, fazendo surgir novas seitas, por sentir-se pressionada a Igreja passou a definir com mais clareza as suas missões, objetivos, diretrizes, regras e regularmente, assim como a sua hierarquia organizacional. Desenvolveu uma relação altamente centralizada de autoridade e responsabilidade, ocasionou em muitos conflitos entre centralização e descentralização existentes até hoje.

Tipo de Organização: Formal Linear baseada na hierarquia de autoridade dentro da Igreja Católica.

Exemplo

Relacionados