As influências da fenomenologia e do existencialismo na Psicologia

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
As influências da fenomenologia e do existencialismo na Psicologia

A Fenomenologia é um dos movimentos filosóficos mais importantes do século XX, tendo relações de intimidade desde seu inicio com a recém-criada Psicologia.
Tem como pioneiro nos estudos da Fenomenologia o matemático e filosofo Edmund Husserl, nascido em 8 de abril de 1859 e falecido em 27 de abril de 1938. Devido a grandeextensão temporal da carreira de Husserl seus estudiosos pensam que seja melhor dividi-la em períodos, admitindo três estágios, sendo que cada um deles corresponde aproximadamente aos períodos que Husserl passou nas 3 diferentes universidades que trabalhou. O primeiro período vai de 1887 até 1901, exatamente quando Husserl trabalhou na Universidade de Halle, marcado pela luta contra oPsicologismo. O segundo vai de 1901 até 1913 e corresponde aos anos que trabalhou em Gottingen, é rotulado como o período da Fenomenologia Descritiva. O terceiro e ultimo período vai de 1913 até 1938 correspondendo aos anos em Freiburg e aos anos de sua aposentadoria, marcado como período da Fenomenologia Transcendental.
Para o entendimento da Fenomenologia é necessário o entendimento de alguns conceitosque apresentaremos resumidamente, como: Fenômeno, Essência, Intencionalidade, Mundo Natural e Atitude Natural, Evidencia Apodítica, Redução Fenomenologica e Redução Eidética.
- Fenômenos: São sempre anteriores a nossas teorias e conceitos; eles são dados imediatos, mas não são meras "aparências", porque as aparências sempre são "aparência de alguma coisa", enquanto os fenômenos são essa algumacoisa que se mostra a si própria: eles são primários, eles são o que são. (Chessick, 1997)
- Essência: Referem-se ao sentido ideal ou verdadeiro de alguma coisa. As essências são unidades de sentido vistas por diferentes indivíduos nos mesmos atos ou pelo mesmo indivíduo em diferentes atos, representam unidades básicas de entendimento comum de qualquer fenômeno, sendo aquilo que sem o própriofenômeno não pode ser pensado.
- Intencionalidade: É a caracteristica da consciencia de ser consciente de algo, de ser dirigida a um objeto.
- Atitude Natural: Se refere a concepção do senso comum para Husserl, onde a consciência (ingênua) vê os objetos como sendo exteriores e reais, se opondo a atitude filosófica ou a atitude fenomenologica, segundo a qual o mundo é simplesmente o que ele é para aconsciência, ou seja, fenômeno.
- Evidencia Apodítica: Um saber certo e indubitável, o aparecimento do que verdadeiramente é, excluindo a possibilidade de duvida e de erro.
- Redução Fenomenologica ou Transcendental: A volta na direção do eu como o agente da verdade, acarreta a mudança radical da tese natural, ou seja, da atitude natural e do mundo natural.
- Redução Eidética: É a forma pelaqual o filosofo se move da consciência de objetivos individuais e concretos para o domínio transempirico das essências puras, atingindo a intuição da forma de uma coisa.
Sendo assim a Fenomenologia da existência humana, vê que o homem não é um ser que possui essência alguma pre-definida, a existência é o modo de ser de quem projeta e realiza seu destino, indissociavelmente vinculado a umasituação, mas transcendendo-a para frente, para o futuro, para o nada, para a morte. A fenomenologia de Husserl quer estudar não puramente o ser, nem puramente a representação ou aparência do ser, mas o ser tal como se apresenta no próprio fenômeno, sendo fenômeno tudo aquilo de que podemos nos aperceber na consciência. A fenomenologia é o estudo dos fenômenos puros, cuja tarefa é o estudo da significaçãodas vivências da consciência.

O Existencialismo surge no período entre as duas guerras mundiais a partir de uma tomada de posição de alguns pensadores frente ao cientificismo que se desenvolvia na época, tendo como principal articulador o filosofo francês Jean-Paul Sartre. A oposição justamente como o próprio movimento diz é discutir a existência do homem nas relações que ele estabelece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humanismo, Fenomenologia e Existencialismo e Psicologia Socio Historica
  • Fenomenologia e existencialismo
  • Fenomenologia e Existencialismo
  • Fenomenologia E Existencialismo
  • FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO
  • Fenomenologia e Existencialismo
  • Fenomenologia e Existencialismo
  • Fenomenologia e Existencialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!