as indignias do adm

522 palavras 3 páginas
O dia do trabalhador é comemorado no dia 9 de setembro, pois, foi neste dia em 1965 que a lei 4.769 (dispõe sobre o exercito da profissão técnica de Administração e dá outras providencias) oficializou-se a profissão aprovada pelo Presidente da republica Humberto de Alencar Castelo Branco. Foi publicado no diário oficial em 13/09/1965.
O símbolo

Criado pelo grupo de Curitiba, denominado "Oficina de Criação".
As flechas centrais apontam para um ponto comum, ou seja os objetivos da profissão organizar, dispôs para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum.
As laterais representam as metas a serem atingidas.
O quadrado branco que se forma ao centro, apoiado no vértice remete a dinamicidade da profissão.
O juramento do administrador
Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.
Patrono da administração
Belmiro Siqueira, administrador e professor que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo sistema CFA (conselho federal de ADM) e os CRAs (conselho regional de ADM) o prêmio Belmiro Siqueira de Administração.
É o patrono na administração titulo que lhe foi dado depois de sua morte em 1990 pelo plenário do CFA na intenção de homenagear o cidadão, professor e profissional que tanto fez pelo desenvolvimento da administração, valorizando e dignificando toda uma categoria.
Atuou na área federal (diretor geral da DASP) na área estadual (assessor/consultor de vários governos); colunista de vários jornais, bem como autor de vários trabalhos sobre administração; foi professor de varias faculdades e também presidente do conselho federal de administração CFA.
Belmiro era mineiro de Ubá, nascido em 22 de outubro de 192,

Relacionados