as independencias haiti e america espanhola

Páginas: 7 (1563 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
 As independências:
Haiti e América Espanhola introdução
Nesse trabalho, eu irei mostrar, para o professor Alexandre, sobre as independências da América Espanhola e do Haiti. Sobre os fatores que impulsionaram a crise. Também sobre sua sociedade e o poder de cada uma, e tudo que o que envolve o assunto.
Espero que goste!
sistema colonial em crise
Na época em quecolonizaram a América, Espanha e Portugal eram governados por reis absolutistas. As colônias na visão desses governantes, serviam para enriquecer suas metrópoles. A fim de extrair o máximo rendimento das colônias, os reis adotavam medidas mercantilistas. Uma delas era o monopólio: as colônias só podiam comerciar com a metrópole. A colônia que hoje corresponde ao México só podia comerciar com a Espanha; oBrasil só podia comerciar com Portugal. Outra medida mercantilista estava relacionada à administração da colônia: era o governo da metrópole que criava as leis e os impostos e nomeava os funcionários para as colônias, encarregados de fazer cumprir as leis. No século XVIII, com o crescimento das colônias e o enriquecimento da elite colonial, esse sistema de dominação, hoje denominado antigo sistemacolonial, começou a ser duramente criticado. Já não atendia aos interesses dos colonos que desejavam comerciar livremente com vários países. A Revolução Industrial e a Independência dos Estados Unidos também contribuíram para a crise do sistema colonial. Com a Revolução Industrial, os industriais ingleses queriam aumentar cada vez mais a venda de seus produtos. Para que pudessem comerciarlivremente com os países latinos, era necessário que esses países se tornassem independentes. Por isso a Inglaterra passou a apoiar os movimentos de liberação das colônias da América espanhola e portuguesa. A luta de Independência dos Estados Unidos ocorrida de 1775 a 1781, serviu de incentivo a outras colônias americanas.

Fatores da crise
No final do século XVIII, a opressão da Espanha sobre suascolônias americanas se intensificou, pois a monarquia espanhola se envolveu em guerras e necessitava de dinheiro. Para obtê-lo, aumentou os impostos nas colônias e a aperfeiçoou os meios de cobrança. Nos últimos 25 anos do século XVIII, as colônias enviaram em impostos a Espanha, a cada ano, cerca de 10 milhões de pesos (moeda espanhola feita de ouro ou de prata). Cerca de 75% dessa quantia saía doMéxico, que na época tinha o nome de Vice-Reinado da Nova Espanha. Além de levar riquezas das colônias, a Espanha oprimia os colonos, proibindo-os de montar manufaturas. Muitas manufaturas têxteis, chamadas na América espanhola de obrajes, foram destruídas a mando das autoridades espanholas. A produção de seda na América foi liquidada. Toda essa opressão causava enorme descontentamento entre oshabitantes das colônias. Na América colonial espanhola a vida era bastante tensa: uma minoria branca formada pelos chapetones e pelos criollos dominava uma maioria composta por indígenas, mestiços e afrodescendentes.

Sociedade e Poder
Nas sociedades coloniais hispano-americanas, havia basicamente cinco grupos sociais: chapetones, criollos, mestiços enegros escravizados.
Os chapetones, colonos nascidos na Espanha, ocupavam todos os principais cargos administrativos, militares e religiosos. No México de 1808, o vice-rei e todos os seus funcionários, os militares com patente de capitão ou superior e quase todos os bispos eram espanhóis de nascimento.

Os criollos eram os descendentes de espanhóis nascidos naAmérica. Eram ricos fazendeiros, donos de minas e grandes comerciantes. Alguns possuíam formação universitária. Apesar de serem descendentes de espanhóis e de muitos deles conseguirem comprar títulos de nobreza, eram impedidos de ocupar altos cargos no governo, no exército e na Igreja. No México, em 1808, havia apenas um bispo criollo. Isso nos ajuda a entender porque os criollos lideraram as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independencia da america espanhola e haiti
  • Independencia da america espanhola e do haiti
  • A independência do Haiti e da América Espanhola
  • A independência da América espanhola e do Haiti
  • Independencia Das Colonias Da America Espanhola E Do Haiti
  • independencia das colonias da america espanhola e do haiti
  • A independencia dos eua, haiti e américa espanhola
  • Independencia das colonias da america espanhola e do haiti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!