AS ILUS ES DO EU Deus Tica E A Epistemologia No Pensamento Espinoza

3876 palavras 16 páginas
AS ILUSÕES DO EU
Deus, Ética e a Epistemologia no Pensamento de Espinoza

Gustavo Stuani GASQUE1
Pedro Augusto de Souza BRAMBILLA2

RESUMO: O presente artigo visa fazer um sobrevoo acerca da vida deste filosofo,sua origem e vida, bem como uma análise sucinta de determinados pontos de sua filosofia que, apesar de desenvolvida em pleno século XVII, mostra-se plenamente aplicável à realidade atual.Busca-se também o esclarecimento, à luz da filosofia Espinosana, sobre a natureza de Deus, da ética e da origem do conhecimento, elencando este último aos conceitos de liberdade.

Palavras-chave: Espinoza. Filosofia Moderna. Imanência. Deus Imanente. Ética dos Afetos . Epistemologia.

1 INTRODUÇÃO

Baruch Espinoza foi um dos grandes racionalistas dentro da chamada Filosofia Moderna, foi contemporâneo de filósofos como René Descartes e Gottfried Leibniz.
Nasceu em Amsterdã, em 24 de novembro de 1632, filho de Miguel Espinoza e Hannah Deborah, judeus portugueses que fixaram residência na Holanda devido às perseguições religiosas iniciadas na península ibérica, especialmente em Portugal, onde anteriormente residiam.
Desde cedo o jovem Espinoza começou a ser instruído pelo pai, um comerciante muito bem relacionado dentro da sociedade, para que seguisse os negócios da família. Além disso, como de praxe, ensinou um ofício paralelo ao jovem.Ensinou ao filho o ofício de polidor de lentes, este que viria tornar-se muito útil na vida de Espinoza. 3
O futuro filósofo não só mostrou interesse nos negócios da família, mas também um profundo interesse no estudo da religião, estudo este que não era o tipicamente dado aos jovens nas escolas da época, consistia em um estudo religioso mais critico e aprofundado.
Após isso, Espinoza começou a manifestar interesse nas diversas áreas do conhecimento, como : matemática, física, biologia. Obtendo sucesso no estudo de todas.
Começou a tornar-se um intelectual dentro da sociedade.Esta mudança o tornou um homem extremamente questionador e

Relacionados