AS IDÉIAS DOS PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO

3327 palavras 14 páginas
AS IDEIAS DOS PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Pietra Salles de Campos¹

INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o Brasil dobrou o número de alunos com necessidades especiais em sala de aula no ensino fundamental.
Em 1994, na cidade de Salamanca, na Espanha, surgiu a conferência Mundial de Educação Especial, com o objetivo de tratar das questões da inclusão, principalmente na Educação. As crianças especiais devem ser inseridas na escola regular e deve existir um sistema pedagógico que atenda suas necessidades; as escolas regulares que realizam a inclusão ajudam a diminuir a discriminação e a construir uma educação para todos (MACIEL, 2000). Sendo assim, a partir de um estudo feito pela equipe dicente do primeiro período do curso de Pedagogia desta instituição de ensino, no ano de 2014, com professores e alunos de escolas públicas regulares do ensino fundamental sobre a opinião destes, frente ao processo de inclusão, revelaram que a discriminação aos alunos deficientes, a falta de preparo dos professores, a falta de infra- estrutura das escolas, e a ausência de metodologia adequada para cada tipo de deficiência, são os maiores dificultadores para a inclusão eficaz no âmbito escolar.
Devido à dificuldade dos profissionais de educação frente a esse processo, optou-se por desenvolver um estudo sobre esse assunto.
Diante do exposto acima, além de apresentar a questão principal de investigação, é indagar: na opinião dos professores, as faculdades prepararam os profissionais da educação para atuarem com alunos de inclusão?
Existem poucas referências na literatura que mostram, com clareza, as dificuldades específicas dos professores no processo de inclusão no território abordado.
Concluiu-se que a implementação da inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para esta nova realidade.
Conduzimos, num período de aproximadamente 02 meses, observações, pesquisas e estudos em 03 escolas públicas de

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas