As idéias de rené descartes

Páginas: 9 (2125 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Modelo Burocrático da Organização
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos objetivos, os fins, para que se obtenha o Maximo de eficiência possível para a realização destes objetivos.
O Modelo burocrático nas organizações é piramidal, hierárquico e impessoal na comunicação. O modelo de ser humano atual não cabe neste tipode sociedade, pois a organização retira seus valores da sociedade.
O ser humano é essencialmente multidimensional, mas não consegue agir desta maneira no seio das organizações, pois o que prevalece é a razão instrumental, forçando-o a agir unidimensionalmente, o principal objetivo do ser humano é a sua realização pessoal, mas neste modelo atual não consegue atingir este objetivo, pois agealienadamente, seguindo uma rotina especifica diariamente.
A multimensionalização humana é definida de seis formas, são elas a dimensão da razão, a dimensão social, a dimensão comportamental.
Uma ação administrativa deve ser tomada através de uma melhora das relações humanas, uma abertura para um novo agir nas organizações, deve ser implantada medidas que diminuam as burocracias que dificultam oscontatos diretos, grupos informais devem ser mais difundidos no coração das organizações. As atitudes proativas das pessoas nas organizações devem ser valorizadas. O poder de alienação que envolve as pessoas nas empresas deve ser extinto, nem que seja aos poucos, através de superações individuais e em equipes, os sistemas autoritários só deixam sequelas nos indivíduos, se faz necessário o conhecimentode modos sistemáticos através da influencia dos ambientes externos impactando nas organizações. A transição para um novo sistema deve começar desde já.
Max Weber foi de grande contribuição para a redescoberta e analise de novos paradigmas a serem inseridos no atual contexto organizacional, pena que não ocorreu à valorização necessária de seus ideais em outra época. O foco de seu trabalho, oobjeto de sua pesquisa foi à razão instrumental e a razão substantiva e a ética da responsabilidade-ética do valor absoluto da convicção.
A racionalidade funcional e a racionalidade substancial, a distinção entre elas é o primeiro passo para a definição clara da ação administrativa, os indivíduos atrelados a qualquer sistema cooperativo encaram a dualidade seguinte; a relação funcional ou interna e arazão individual ou externa, que é continua não intermitente. As relações humanas não foram valorizadas nas organizações até então.
A racionalidade da organização não se confunde com a racionalidade em geral, atua racionalmente a fins quem orienta sua ação pelos fins, meios e consequências nela implicados. Na razão funcional as ações não ganham foco na qualidade das ações, mas sim o objetivo.Substancialmente racional é o ser que utiliza a inteligência e se baseia em conhecimento lúdico e autônomo nas relações entre os fatos. Já a racionalidade substancial é estreitamente relacionada em se preservar a liberdade. As pessoas devem ser consideradas externas a qualquer sistema cooperativo. A escolha pode ser feita na base das intenções, desejos e impulsos do momento, alternativas externasao individuo, validadas por ele.
Existem quatro tipos de ação social por distinguidas por Weber, são elas a racional tocante nos fins, a racional tocante aos valores, a afetiva e a tradicional. A racionalidade pode ser funcional ou substancial. A racionalidade funcional é conhecida também como racionalidade instrumental e a racionalidade substancial, também pode ser denominada como racionalidadesubstantiva. A substantiva é a razão que esta sendo implantada gradualmente em nossa sociedade, ou seja, a razão do sujeito, não mais a razão que predominava em nossa sociedade a instrumental, surgem a cada dia novos paradigmas, que aos poucos estão mudando as rotinas das empresas.
Todo ato racional substantivo é o que coloca o sujeito em seu papel principal, ele atua como realmente é para ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo das principais ideias de rené descartes
  • René descartes
  • Rene Descartes
  • René Descartes
  • René Descartes
  • Renê descartes
  • René Descartes
  • René descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!