As hemácias

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³, em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro (cada íon ferro é capaz dese ligar frouxamente a dois átomos de oxigênio), um para cada molécula de hemoglobina), e a sua função é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.

O citoplasma destas células é rico em hemoglobina, que é responsável pela cor vermelha do sangue.

As hemácias são também conhecidas como glóbulosvermelhos (um termo arcaico).

HistóriaA primeira pessoa a descrever células vermelhas do sangue foi o jovem biólogo holandês Jan Swammerdam, que tinha usado inicialmente um microscópio em 1658 para estudar o sangue de uma rã.[5] Sem saber desse trabalho, Anton van Leeuwenhoek fez outra descrição mais precisa das células vermelhas do sangue, até mesmo aproximar o seu tamanho", 25.000 vezes menorque um grão de areia fina".

Em 1901, Karl Landsteiner publicou sua descoberta dos três principais grupos de sangue -A, B e C (que mais tarde renomeado para O). Landsteiner descreveu os padrões regulares nas quais reações ocorreram quando o soro sanguíneo foi misturado com células vermelhas do sangue, identificando assim as combinações compatíveis e conflitantes entre esses grupos.Um anodepois, Alfred von Decastello e Adriano Sturli, dois colegas de Landsteiner, identificou um quarto grupo sanguíneo AB-.

Em 1959, por uso de cristalografia de raios X , o Dr. Max Perutz foi capaz de desvendar a estrutura da hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio.

[editar] Formação nos humanos
Hematopoiese das células do sangue - o segundo grupo de célulasrepresenta a formação das hemácias.A formação de hemácias é denominada eritropoiese. Este processo é dinâmico e envolve os processos de mitose, síntese de DNA e hemoglobina, incorporação do ferro, perda de núcleo, organelos e resulta na produção de glóbulo vermelho sem núcleo e com reservas energéticas.

A medula óssea é o cerne da eritropoiese que realiza-se pela diferenciação das células-tronco emproeritroblasto, eritroblasto basófilo, eritroblasto policromático, eritroblasto ortocromático e reticulócito (liberado na circulação). Após o período de um ou dois dias o reticulócito perde o retículo e torna-se um eritrócito.

[editar] CaracterísticasNos mamíferos, os eritrócitos são discos bicôncavos que não têm núcleo e medem 0,007 mm de diâmetro; em outros vertebrados são ovais e não têmnúcleo. A cor vermelha se deve à alta concentração da molécula de transporte de oxigênio dentro das células, a hemoglobina. Há cerca de 5 milhões de eritrócitos em um milímetro cúbico de sangue humano; eles são produzidos numa velocidade de 2 milhões por segundo por um tecido especial que se localiza na medula óssea de quase todos os ossos no recém nascido, e apenas em ossos membranosos em adultos (arcoscostais, corpo vertebral, esterno e ílio) o tecido hematopoiético, e as partículas velhas são destruídas e removidas pelo baço liberando bilirrubina.

Os eritrocitos também atuam no começo da verífase (fase da divisão celular entre anáfase e telófase ) ativando a coenzima de restrição do MED2, enzima responsável pela promoção da citocinese.

As baixas tensões de oxigênio, hipoxia, nas grandesaltitudes estimulam maior produção de hemácias para que o transporte de oxigênio seja facilitado. A hipoxia é detectada pelo sistema renal, e este produz a hormôna Eritropoetina que estimula a medula óssea a produzir maior número de eritrócitos, consequentemente causando a correção da hipoxia.

Quando colocadas em solução hipotônica (menos concentrada), as hemácias sofrem hemólise, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hemácias
  • Hemácias
  • Hemácias
  • Hemacias
  • hemácia
  • Hemácias
  • Hemacias
  • hemacias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!