As grandes religiões

Páginas: 18 (4382 palavras) Publicado: 15 de abril de 2012
INTRODUÇÃO
Há vários tipos de religiões e milhares de modos para classificá-las. Podemos classificar através de varias características, uma delas é a ordem cronológica, pois através do tempo que as maiores religiões foram evoluindo. Á medida que as sociedades dos grandes rios (Nilo, Eufrates, Tigre e Amarelo) iam evoluindo, entre o 4º e 2º milênio, a.C. foram-se desenvolvendo novos sistemas decrenças religiosas que foram evoluindo até formarem os primeiros códigos religiosos, verdadeiros códigos de vida, e que muitas das vezes eram a base política, social e econômica de vastos impérios, já que explicavam em função do politeísmo e da adoração de ídolos com características humanas animais e detentores de poderes extraordinários, os vários acontecimentos registrados, o significado da vidahumana e a justificação do poder do soberano. São exemplos destas situações o Império egípcio, o Persa e as Civilizações Mesopotâmicas entre outros.
O cristianismo continua a reunir a maioria dos fiéis de todo o mundo, constituindo cerca de um terço da humanidade. Os restantes 67% dividem-se entre religiões não cristãs, dentre as quais as mais importantes são o islamismo, o budismo e o hinduísmo.Mais de 28% dos cristãos concentram-se na Europa, enquanto outros 24% estão na América Latina. Só o número de Católicos ultrapassa, em 1999, a marca de 1 bilhão de adeptos, ficando em 17,5% da população do planeta, segundo aEnciclopédia Britânica. No decorrer da década de 90, os protestantes aumentam o número de adeptos em 120%. O islamismo avança nos países onde essa religião já é predominante:o crescimento é de 157% nos anos 90. As religiões orientais, como o budismo, o zen-budismo e o hinduísmo, no ocidente, passam, no final do século XX, por um período de crescimento.


 O CRISTIANISMO
O Cristianismo surge na confluência do misticismo oriental, do messianismo judeu, do pensamento grego e do Universalismoromano. O núcleo da doutrina cristã é a fé num Deus revelado como Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, crença comum a todas as igrejas. É uma religião monoteísta que coloca em primeiro plano a comunhão com Deus, o Pai, por intermédio de seu filho Jesus Cristo, o Salvador da Humanidade.
O Cristianismo, religião dos cristãos, está centrado na vida e obra de Jesus Cristo. À semelhança deSócrates, Cristo não nos deixou nada escrito. Seus ensinamentos são anotados pelos apóstolos e passam, mais tarde, a constituir os Evangelhos. A palavra Evangelho, no singular, representa a unidade do pensamento de Jesus, ou seja, o alegre anúncio; no plural, a diversidade de interpretação dos evangelistas. Por isso, dizemos o Evangelho segundo Mateus, o Evangelho segundo Lucas, o Evangelho segundoMarcos e o Evangelho segundo João.
RITUAIS
PANTEÍSMO: Geralmente ligados a natureza e ocorrendo em contato com esta. É comum o uso de infusões de ervas, danças, oráculos e cerimônias ao ar livre.
POLITEÍSMO: Passam a surgir os templos, embora em geral não abandonem totalmente os rituais ao ar livre. Em muitos casos ocorrem os sacrifícios humanos, oráculos e as feitiçarias de controle ambiental.MONOTEÍSMO: Geralmente restritas ao templos, as hierarquias ritualistas são mais rígidas, não há oráculos pessoais mas sim profecias generalizadas com base no livro sagrado. Não há rituais de controle ambiental.
ATEÍSMO: Embora ainda comuns nos templos são também freqüentes fora destes. Desenvolvem-se técnicas de concentração, meditação e purificação mais específicas, baseadas antes de tudo nocontrole dos impulsos e emoções.
Neo PANTEÍSMO: Em geral baseados no uso de “energias” da natureza. Não mais têm influência nos processos civis, sendo restritos a curas, proteção contra ameaças físicas e extrafísicas.
Igrejas Cristãs Protestantes
 
Luterana, Igreja
Igreja muito difundida na Alemanha, Escandinávia e EUA. Também presente no Canadá e Austrália. A doutrina luterana tradicional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As grandes religioes do mundo
  • As Grandes Religiões do Brasil
  • o que as grandes religioes tem em comum
  • Grandes Religiões
  • As Grandes Religiões Mundiais
  • As cinco grandes religiões
  • grandes religioes do mundo
  • As grandes religiões do mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!