As grandes navegações

Páginas: 10 (2446 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
AS GRANDES NAVEGAÇÕES



[pic]
























Introdução



As grandes navegações ocorreram entre os séculos 15 e 16.
Os países que participaram das grandes navegações foram:
Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, sendo que Portugal foi o pioneiro.
Eles utilizavam as caravelas e as barcas (enquanto não existiam as caravelas) O objetivodos portugueses e espanhóis era descobrir novas rotas para Índia, que era uma espécie de “centro de comércio” de especiarias, que na época eram muito raras, assim iriam revender as especiarias por preços altos e iriam lucrar.





































Grandes Navegações

Descobrimento

Até chegar à exploração do espaço sideral, o homem levoumuitos séculos para descobrir e percorrer os caminhos da Terra, muitas vezes encontrando a morte nessa busca, freqüentemente apoiada em informações, instrumentos e equipamento ainda precários.
Dá-se o nome de descobrimentos à expansão marítima européia do começo do século XV ao fim do XVIII, que resultou no conhecimento da maior parte da África e da Ásia e na revelação de continentes ignorados:as Américas e a Oceania. O intercâmbio comercial com a Índia e a China, já alcançado pela antiguidade clássica, havia retrocedido na Europa medieval, assim como a informação geográfica sobre essas e outras regiões. As Canárias, descobertas por franceses nas primeiras décadas do século XIV, eram as antigas ilhas Afortunadas do mundo greco-romano. E o descobrimento pelos viquingues, no fim do séculoX, da Groenlândia e da América setentrional ficara esquecido bem antes do desaparecimento, no começo do século XV, da pequena cristandade groenlandesa.
O desejo de expansão teve várias causas: a busca das lendárias riquezas da Índia, da China e do Japão, estimulada pelos relatos de Marco Pólo e de viajantes posteriores; a cobiça pelo ouro, o marfim e os escravos africanos; a luta contra o Islãe os anseios de catequizar infiéis e pagãos; e, por fim, a curiosidade científica. No caso específico de Portugal, pesou também o fato de cedo haverem sido cerceadas, pelo crescente poderio de Castela, as possibilidades de expansão territorial da monarquia lusa na península ibérica.
Ao ciclo das navegações atlânticas seguiram-se as que devassaram o Pacífico, tendo em comum a procura depassagem entre os dois oceanos. Daí decorreu a exploração do oceano Ártico, que prosseguiu ainda no século XX. A exploração do oceano Antártico originou-se de longa busca que, ao invés de uma mítica Terra Austral is, levou primeiro ao descobrimento dos arquipélagos da Polinésia e da Austrália.
Ciclo atlântico. Até que Colombo levasse Castela a se empenhar na expansão oceânica, o ciclo atlântico foi umaempresa quase exclusivamente portuguesa. Sob o patrocínio do infante D. Henrique o Navegador e dos reis de Portugal a partir de D. João II, em três quartos de século os navegantes lusos redescobriram a ilha da Madeira, ultrapassaram o cabo Não e o Boja dor, ambos no noroeste da África, e pacientemente exploraram a costa ocidental desse continente. Ao dobrar o cabo da Boa Esperança, Bartolomeu Diasassegurou a viabilidade do acesso marítimo à Índia pela África, confirmada pelas informações de Pero da Covilhã sobre as rotas da navegação moura entre Sofala, em Moçambique, e aquele país. Contudo, antes de Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, tomando como trampolim as Canárias (pertencentes à Castela desde o Tratado de Alcáçovas, em 1479, com Portugal), descobrira ilhas antilhanas na altura ondeimaginava estarem as Índias.
A demarcação do papa Alexandre VI em favor dos reis católicos foi alterada pelo Tratado de Tordesilhas, de 1494, diante das reclamações de D. João II, que não queria perder o fruto das navegações anteriores, pois tudo indicava que Colombo encontrara, senão as próprias Índias, pelo menos terras próximas. Isso explica as possíveis viagens pré-cabralianas ao oeste e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • grandes navegações
  • Grandes Navegações
  • Grandes navegaçoes
  • Grandes Navegações
  • Grandes navegações
  • As grande navegações
  • Grandes navegações
  • grandes navegações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!