As Gera Es Do Computador E Suas Caract Hellip

1334 palavras 6 páginas
1ª Geração: Valvulados
Os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes, caras, lentas e queimavam com grande facilidade. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por Km de fios ligados manualmente. Isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores. Durante a 1ª Geração a programação era feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil era demorado. A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.

1945 - ENIAC
Em 1945 no auge da segunda Grande Guerra vinha crescendo a procura por computadores. Os britânicos criaram a menos famosa Colossus para decifrar os códigos nazistas e os americanos apresentaram o ENIAC. Apesar da alta velocidade para a época, era extremamente difícil mudar as instruções contidas dentro do computador, já que a programação era feita por meio de válvulas e fios que eram trocados de posição de acordo com o que se desejava e a demora ainda era maior porque o computador utilizava o sistema decimal. O ENIAC era composto por nada menos do que 17.468 válvulas, além de 1.500 relês e um grande número de capacitores, resistores e outros componentes. No total, ele pesava 30 toneladas e era tão volumoso que ocupava um grande galpão. Outro grave problema era o consumo elétrico: o ENIAC consumia incríveis 200 kilowatts.

1949 – EDVAC
O EDVAC, apesar de ser mais moderno, não diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC - um grande salto para a época. As instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas: elas ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo. Esse dispositivo era um tubo contendo vários cristais que refletiam pulsos eletrônicos para frente e para trás muito lentamente. Um outro grande avanço do EDVAC

Relacionados