AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES (A SÍNDROME DE PIRANDELLO)

878 palavras 4 páginas
AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
(A SÍNDROME DE PIRANDELLO)

1. “Sensação e percepção”
Podemos considerar a sensação como sendo uma operação que permite que as informações obtidas de fenômenos do mundo exterior cheguem até o cérebro, formando, assim, uma imagem mental correspondente a esses fenômenos. A percepção, por sua vez, é responsável por interpretar essa imagem mental, transformando uma estimulação física em um informação psicológica.
As sensações podem ser afetadas pela emoção, pelo álcool e pelo estado emocional. Esses fatores alteram a forma com que interpretamos alguns estímulos. A percepção também pode ser afetada por alguns fatores, por exemplo: crenças e valores, experiências anteriores com estímulos iguais ou semelhantes, intensidade, dimensões, mobilidade, etc.
Para a psicologia jurídica, existem dois fenômenos de percepção que são importantes: a relação figura-e-fundo e a ilusão. O primeiro é o que diz respeito ao fato de que o cérebro sempre dá prioridade a porção mais definida e organizada (figura). O segundo, a ilusão, seria uma interpretação errada dos estímulos recebidos, coisa que é muito comum.
2. “Atenção”
É ela a responsável por selecionar e descartar alguns dos estímulos que chegam aos nossos cérebros. A atenção filtra nossos estímulos, e aqueles que são ignorados não fazem parte da formação da figura na percepção, diferente daqueles que são selecionados.
Existem vários que fatores chamam nossa atenção: movimentos diferentes, sons mais altos, ou seja, coisas que não fazem parte do nosso cotidiano. Assim como existem vários fatores que contribuem para a nossa falta de atenção: não compreender o que está acontecendo, mecanismos inconscientes de defesa ou o fato de a pessoa estar concentrado em alguma outra atividade.
3. “Memória”
Ela é acionada por sinais que despertam nossa atenção. Se não prestarmos atenção em determinado fato, esse fato não irá ativar nossa memória, sendo assim, podemos dizer que a memória é

Relacionados