As Fun Es Do Executivo Chester Barnand

521 palavras 3 páginas
Conheça Alguns dos Produtos da CASO Consultores Associados

CASO

Consultores Associados

Encontro com o Autor
- Palestras -

FORMEX
Formação de
Executivos

MBA Universidade
Independente
Lisboa - PT

Cursos e Seminários Em Dia com a Gestão
Gerenciais
Cases
- in company Resumos Artigos

Em Dia com a Gestão
Cases – Conceitos – Informações

As Funções do Executivo
Chester Barnand

Todas as novas gerações julgam que os problemas que têm de defrontar são únicos.
Qualquer pessoa que releia o livro notável de Chester Barnand, publicado há quase 60 anos, conclui rapidamente de que o contexto da gestão mudou mais depressa que as “funções do executivo”. Enquanto adoramos o culto do novo, às vezes é bom lembrarmo-nos da sabedoria do antigo”. “As Funções do Executivo”, de Chester Barnand, é um livro acerca das leituras do autor sobre o tema da gestão. A linguagem é datada e a abordagem é demasiado floreada, mas compreensível. É duvidoso que algum outro livro desde, a obra principal de Taylor, tenha tido uma influência mais profunda do pensamento dos líderes de empresa acerca da natureza do seu trabalho. Efetivamente, há muitas mensagens nesta obra parecidas com o pensamento contemporâneo de gestão. Por exemplo, Barnand enfatiza a necessidade de comunicação, defendendo que toda a gente precisa saber quais são e onde se encontram os canais de comunicação, de modo a que qualquer pessoa se possa ligar aos objetivos da organização.
Também advoga a necessidade de que as linhas de comunicação sejam curtas e diretas. As funções essenciais são, primeiro, oferecer um sistema de comunicações; segundo promover a consolidação dos esforços essenciais; e, terceiro, formular e definir o propósito.
Para Barnard, o diretor geral não é uma figura ditatorial motivada para a obtenção de simples êxitos de curto prazo. Parte da sua responsabilidade consiste em aumentar os valores e objetivos da organização. Barnard defende que os valores e os objetivos tem de ser introduzidos em ação e não somente

Relacionados