As funções psicológicas de vygotsky

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Uma das principais características da obra de Vygotsky são a riqueza e diversidade dos assuntos que abordou. Faremos uma breve análise dos objetivos principais que orientaram suas pesquisas experimentais e as suas formulações teóricas. Depois iremos compreender alguns temas centrais de seu pensamento.
Vygotsky e o seu programa de pesquisa: Vygotsky se dedicou ao estudo das chamadas funçõespsicológicas superiores, que consistem no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano, tais como: a capacidade de planejamento, memoria voluntária, imaginação. São considerados sofisticados e superiores, porque se referem a mecanismos intencionais, ações conscientes controladas, processos voluntários que dão ao individuo a possibilidade de independência em relação às características nomomento e espaço presente.
Vygotsky e suas principais ideias: Vygotsky afirma que as características tipicamente humanas não estão presentes desde o nascimento do individuo, nem são mero resultado das pressões do meio interno. Ao contrário elas resultam da interação do homem e seu meio sociocultural. Ou seja, ao mesmo tempo em que o ser humano transforma o seu meio para atender suas necessidadesbásicas, transforma-se a si mesmo. Como parte desse processo cita instrumentos essências tais como: A cultura, a linguagem e o cérebro.
Diferenças entre o psiquismo dos animais e do home: Vygotsky afirma que as reações dos animais se baseiam nas impressões evidentes recebidas do meio exterior ou pela experiência anterior. Para ele os animais são incapazes de abstrair, fazer relações ou planejarações. No entanto diferente do animal, o ser humano não se orienta somente pela impressão imediata e pela experiência anterior, pois pode abstrair fazer relações, reconhecer as causas e fazer previsões sobre acontecimentos, e depois de refletir e interpretar, tomar decisões. Nesse sentido o homem é livre e independente das condições do momento e do espaço presentes. Afirma que a atividade dos animais éinstintiva e marcada pela satisfação de suas necessidades biológicas. No entanto a maior parte dos atos humanos não se baseia em inclinações biológicas, a ação do homem é motivada por complexas necessidades (adquirir novos conhecimentos, se comunicar etc.). Assim para Vygotsky o ser humano não é um produto de seu contexto social, mas também um agente ativo na criação deste contexto.
As raízeshistórico-sociais do desenvolvimento humano e a questão da mediação simbólica: Para Vygotsky, compreender a questão da mediação que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens, é de fundamental importância justamente porque é através deste processo que as funções psicológicas superiores, especificamente humana se desenvolvem. Vygotsky distingue dois elementos básicosresponsáveis por essa mediação que são: o instrumento e o signo. O instrumento é provocador de mudanças externas, pois amplia a possibilidade de intervenção na natureza. Com os signos o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações.
O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio- histórica: A principal razão dointeresse de Vygotsky no estudo da infância é explicitar como o processo de desenvolvimento é socialmente constituído. Para ele se comparado com as demais espécies animais, o bebê humano é mais indefeso despreparado para lidar com os desafios de seu meio. Desde o nascimento, o bebê está em constante interação com os adultos, que só asseguram sobrevivência, mas também medeia a sua relação o mundo. Deacordo com Vygotsky o comportamento da criança recebe influencias dos costumes e objetos de sua cultura. Podemos concluir que, para Vygotsky, o desenvolvimento do sujeito humano se dá a partir das constantes interações com o meio social em que vive, já que as formas psicológicas mais sofisticadas emergem da vida social.
Relações entre pensamento e linguagem: Vygotsky afirma que a relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções Psicológicas superiores
  • Funções Psicológicas Basicas
  • Síntese
  • Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores
  • Homem, ser que possui funções psicológicas superiores
  • Fala e Sígnos como instrumentos psicosociais no desenvolvimento das funções psicológicas superiores na teoria...
  • Vygotsky
  • Vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!