As funções da logística em orgãos públicos

Páginas: 12 (2995 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
As funções (atividades) logísticas de apoio
Apóiam as atividades primárias: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação de Produtos e Manutenção de Informação.
a. A função (atividade) logística de apoio de armazenagem
Uma questão básica do gerenciamento logístico nas organizações públicas é como estruturar sistemas de distribuição/prestação capazes deatender, otimizando a aplicação de recursos, o cidadão-cliente geograficamente disperso das fontes de distribuição/prestação de um bem/serviço, oferecendo níveis de serviço cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendimento.
A Instrução Normativa Nr. 205, de 08 de Abril de 1988, da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República (SEDAP/PR) trata doassunto no item RECEBIMENTO E ACEITAÇÃO de materiais para as entidades públicas. Expressa que o recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo nãopossa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no almoxarifado. O recebimento, rotineiramente, nos órgãos sistêmicos, decorrerá de: compra, cessão, doação, permuta, transferência, produção interna.
No item ARMAZENAGEM expressa que essa atividade compreende aguarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, a fim de suprir adequadamente as necessidades operacionais das unidades integrantes da estrutura do órgão ou entidade.
b. A função (atividade) logística de apoio de manuseio de materiais
Diz respeito à movimentação do bem no local de estocagem. São atividades: de seleção do equipamento de movimentação e balanceamento da cargade trabalho.
No setor público, pode-se inferir que essa função logística está caracterizada na Instrução Normativa Nr. 205/88, no item ARMAZENAGEM, onde se verifica: "os materiais devem ser estocados de modo a possibilitar uma fácil inspeção e um rápido inventário"; "os materiais que possuem grande movimentação devem ser estocados em lugar de fácil acesso e próximo das áreas de expedição e omaterial que possui pequena movimentação deve ser estocado na parte mais afastada das áreas de expedição"; "os materiais jamais devem ser estocados em contato direto com o piso. É preciso utilizar corretamente os acessórios de estocagem para os proteger"; "a arrumação dos materiais não deve prejudicar o acesso as partes de emergência, aos extintores de incêndio ou à circulação de pessoalespecializado para combater a incêndio (Corpo de Bombeiros)"; "os materiais da mesma classe devem ser concentrados em locais adjacentes, a fim de facilitar a movimentação e inventário"; "os materiais pesados e/ou volumosos devem ser estocados nas partes inferiores das estantes e porta-estrados, eliminando-se os riscos de acidentes ou avarias e facilitando a movimentação"; e "quando o material tiver que serempilhado, deve-se atentar para a segurança e altura das pilhas, de modo a não afetar sua qualidade pelo efeito da pressão decorrente, o arejamento (distância de 70 cm aproximadamente do teto e de 50 cm aproximadamente das paredes)".
c. A função (atividade) logística de apoio de embalagem de proteção
Destina-se a movimentar bens sem danificá-los. No governo, a IN 205/88, disponível no sítioeletrônico do "comprasnet", apresenta, no item ARMAZENAGEM, as atividades a serem realizadas pelo gestor público nesta função logística: "os materiais devem ser conservados nas embalagens originais e somente abertos quando houver necessidade de fornecimento parcelado, ou por ocasião da utilização"; "a arrumação dos materiais deve ser feita de modo a manter voltada para o lado de acesso ao local de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funçoes dos órgãos
  • FUNÇÕES DOS ORGÃOS
  • Orgãos Públicos
  • ÓRGÃO PÚBLICO
  • orgaos publicos
  • Funções de logistica
  • Tabela de orgãos e funções do corpo
  • órgãos das plantas e suas funções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!