As Funções da Linguagem

Páginas: 10 (2279 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
ETEC FERRAZ DE VASCONCELOS

EUCLIDES OLIVEIRA DE ANDRADE








AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM










FERRAZ DE VASCONCELOS
2014
EUCLIDES OLIVEIRA DE ANDRADE










AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM


TRABALHO SOLICITADO PELA PROFESSORA MÔNICA FERREIRA PAIXÃO PARA OBTENÇÃO DE NOTA NA DISCIPLINA DE LTT.






FERRAZ DE VASCONCELOS
2014
SUMARIO
SUMARIO 3INTRODUÇÃO 4
AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM 5
FUNÇÃO REFERANCIAL 5
FUNÇÃO EMOTIVA 6
FUNÇÃO CONOTATIVA 8
FUNÇÃO FÁTICA 9
FUNÇÃO POÉTICA 
11
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA 12
CONCLUSÃO 14















INTRODUÇÃO

Estamos imersos em meio a um cotidiano estritamente social, no qual nos interagimos com nossos semelhantes por meio da linguagem. A mesma permite-nos revelarmos nossossentimentos, expressarmos nossas opiniões, trocarmos informações no intuito de ampliarmos nossa visão de mundo, dentre outros benefícios.
A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja esta de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outrospropósitos.
O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X interlocutor, a linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de características específicas, conforme analisaremos adiante.











AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Todos nós,quandoorganizamos nossos discursos,efetuamos duas operações: a seleção e a combinação. Escolhemos, dentre todas as possibilidades que a língua oferece – em termos lexicais, sintáticos, semânticos –, os elementos que nos interessam e os combinamos em vista de transmitir, com determinada intenção, um certo conteúdo,ou seja, os signos articulam-se de um modo específico segundo a função para a qual sedestinam.
Segundo o linguista Roman Jakobson,seis são as funções da linguagem:referencial, emotiva,conotativa,fática e metalinguística.


FUNÇÃO REFERANCIAL

Essa ocorre quando o objetivo do emissor é traduzir a realidade visando à informação.É a comunicação pura e simples;está centrada no assunto ou referente; por isso, a maior preocupação, neste caso, é a mensagem; o emissor se limita ainformar. Sua predominância atém-se a textos científicos, técnicos ou didáticos, alguns gêneros do cotidiano jornalístico, documentos oficiais e correspondências comerciais. A linguagem neste caso é essencialmente objetiva, razão pela qual os verbos são retratados na 3ª pessoa do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor.

Exemplo 1:
Cultura na tela

O portaldomínio público, biblioteca digital do Ministério da Educação, recebeu 6,2 milhões de acessos em pouco mais de um mês de funcionamento. Nela, o internauta pode ler gratuitamente 699 obras literárias com mais de 70 anos de existência, ou seja, já de domínio público; 166 publicações de ciências sociais e uma de exatas. Há também partituras de Beethoven, pinturas de Van Gogh e de Leonardo da Vinci,como a Monalisa, hinos e músicas clássicas contemporâneas.
Isto É, São Paulo, 29 de dez. de 2005.
O texto acima informa sobre a quantidade de acessos que determinado site recebeu e de parte de seu conteúdo o que são características predominantes da função referencial ou cognitiva pois ele apenas informa.

Exemplo 2:



FUNÇÃO EMOTIVA
Esta função centra-se no emissor que deixatransparecer suas intenções, marcando as mensagens com verbos e pronomes na primeira pessoa,com interjeições, com adjetivos e com sinais de pontuação(exclamação, reticências) que revelam seu ponto de vista ou estado de espírito.

Exemplo 1:

Introspecção
Nuvens lentas passavam
Quando eu olhei o céu.
Eu senti na minha alma a dor do céu
Que nunca poderá ser calmo.

Quando eu olhei a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções da linguagem
  • Funcoes da linguagem
  • Funcoes de linguagem
  • Funções de linguagem
  • Funções da linguagem
  • Funções de linguagem
  • Funções da linguagem
  • Funções da linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!