As funções da instituição escolar: análise e reflexões

Páginas: 10 (2411 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
As funções da instituição escolar: análise e reflexões*
 
 
Cecília Maria B. Coimbra
Psicóloga na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Professora Adjunta e Supervisora de Estágios em Psicologia Escolar na Universidade Federal Fluminense
 
 
A credito ser de fundamental importância para nós, trabalhadores em educação, no sentido de tornar nossa atuação um pouco mais crítica,que repensemos sobre as funções que a instituição escolar exerce em nossa sociedade.
Tal enfoque da Escola nos deve auxiliar não somente a entender melhor o cotidiano do nosso trabalho, como também nos alertar para as múltiplas armadilhas que a todo momento sào montadas e nas quais muitas vezes caímos sem mesmo perceber.
Tentaremos mostrar como são ingênuas e mesmo idealistas as visões que nosapresentam da instituição escolar. Visões essas que estão claramente marcadas pelos mitos da igualdade social e oportunidades para todos, da neutralidade e cientificidade, que principalmente a Escola se incumbe de fortalecer e desenvolver. Mitos que colocam a Escola acima da luta de classes, isolando-a de uma formação social específica.
Ao longo de vários anos como professora e psicóloga pudenotar que nós, trabalhadores em educação, temos nossa formação acadêmica marcada por vícios e lacunas que têm claramente um objetivo político-ideológico. Somos os profissionais, muitas vezes, do superficial: enfatizamos a relação professor/aluno, a melhoria dos currículos, a modernização das técnicas e métodos de ensino, desvinculando-os de todo um contexto histórico, social, político e econômico.Fomos ensinados a pensar as instituições como abstrações, como "coisas-em-si", como se as relações de poder existentes em nossa formação social ali não estivessem presentes.
Raramente em nossos cursos de formação faz-se uma análise política e ideológica de nossa função enquanto educadores numa sociedade dividida em classes. "Estamos sendo formados para servir a quem? Para propiciar e desenvolver oquê? Para reforçar o poder de quem? Somos levados a refletir criticamente sobre o mundo que nos cerca? Sobre como nos inserimos neste mundo e como poderíamos dele participar de forma mais ativa e transformadora? Tais questões não são debatidas e muito menos pensadas" (6). Sobre este assunto ê importante e valiosa a pesquisa feita por Maria Helena Patto, em sua tese de doutorado (11), entrepsicólogos da rede pública de São Paulo, que mostra através da análise de uma série de respostas, a visão de mundo daqueles psicólogos: os preconceitos e estereótipos quando falam das crianças que freqüentam as escolas públicas, a total ausência em seus discursos da divisão da sociedade em classes, da existência de uma estrutura de dominação cultural arbitrária e da imposição de uma visão de mundoexistente na instituição escolar.
 
A Instituição Escolar tem História
Sabemos que a educação sempre existiu; que educar era viver a vida do dia-a-dia da comunidade, ouvindo dos mais velhos as suas experiências e com isso formando-se para atuar em comunidade. As festas coletivas, as tradições eram, assim, passadas naturalmente, sem a necessidade de uma instituição específica para isso. Portanto, nasformações sociais mais antigas todos os adultos (os mais velhos) ensinavam. "Aprendia-se fazendo, o que tornava inseparáveis o saber, a vida e o trabalho.
Foi somente a partir da Idade Média que, na Europa, a educação se tornou produto da escola e um conjunto de pessoas (em sua maioria religiosos) especializou-se na transmissão do saber" (10:25-26). Entretanto nesta época, embora o ensino fossereservado às elites (principalmente à nobreza), não havia separações entre crianças e adultos e a Escola não estava organizada para disciplinar seus alunos (2).
É a partir do século XVII que vemos a Escola surgindo como instituição, nos moldes em que a conhecemos atualmente.
Portanto, o aparecimento desta instituição está visceralmente ligado ao desenvolvimento do capitalismo. Com a Revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de uma instituição escolar
  • instituição familiar e instituição escolar
  • instituição escolar
  • instituiçao escolar
  • Instituição escolar
  • Instituição Escolar
  • análise da instituição
  • Analise da Instituição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!