As formações sociais da bacia do nilo (egito)

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
No presente ensaio serão tratadas as formações sociais da bacia do Nilo, mas para tal, precisamos falar dos problemas da historiografia africana. Pois devido a estes problemas algumas destas formações sociais demoraram a serem descobertas.
O grande problema das fontes sobre o período de alguns milênios a.C. é que grande parte das fontes geradas mais tarde sobre eles são derivadas da oralidade,muitas vezes muito entrelaçadas com lendas e mitos, o que faz com sua veracidade seja bastante discutida. Ainda neste ponto temos o problema de fontes literárias, como os gregos Heródoto e Diodoro de Sicília, no qual o primeiro mesmo sendo considerado o pai da história, ainda tem sua escrita muito discutida em termos de veracidade, já que também mitifica algumas passagens, os dois autores aindaenfrentam outro problema, muitos de seus escritos foram feitos a partir de histórias orais e narrações de outros viajantes. Além de todos estes problemas citados acima, ainda temos a subjetividade do autor, algo que ainda é discutido para autores atuais.
Mesmo com todos estes problemas é de conhecimento a existência de algumas formações sóciais na bacia do Nilo, na qual a mais conhecida é o Egito.Este pode ser considerado a mais importante e bem organizada das civilizações do Nilo, mas não foi a única, existiram também Núbia, Kush e Axum, na qual as três civilizações se confunde, já que uma dominou a outra e acabaram por se absorver.
Vamos primeiramente fala do Egito, suntuoso e faraônico, mas que carrega ate os dias atuais o maior problema historiográfico da África, “os egípcios eram ounão negros?” esta pergunta feita até os dias atuais por diversos historiadores, já foi respondida de várias maneiras, de acordo com a sua pertinência. Muitos historiadores bem como Heródoto, creem que os egípcios eram sim negros, que sofreram o branqueamento com as dominações mediterrânicas e asiáticas, já outros, principalmente os do período entre os séculos XV e XIX quando a ideia de raça foipensada, que por “racismo” retiraram o Egito da África e o transportaram para o oeste da Ásia, somente a partir do século XIX com as novas historiografias africanas, foi possível recolocar o Egito em seu lugar de origem, pois foi a partir do momento em que ele foi desprendido da sua reputação filosófica. Mesmo crendo que os egípcios eram negros, não podemos nos esquecer de que eles foram dominados edominaram vários povos, o que causou o embranquecimento de seu povo.
Ainda falando de Egito temos outros pontos a tratar, como sua grande extensão e sua superpopulação, para grande parte dos historiadores o fausto egípcio só foi possível devido seu posicionamento privilegiado, entre a foz e a primeira catara do Nilo, no nordeste da África, onde o regime de chuvas sempre foi regular, o climapropício à agricultura e protegidos pelo deserto, além de sua maior concentração populacional se manter no vale, mantendo as cidades protegidas e aproveitando as cheias e vazantes do rio. Aproveitaram ainda a fácil navegação do Nilo para torna-lo uma grande estrada real, que com organização podia ligar norte a sul do reino em pouquíssimo tempo, além de transformá-lo em um facilitador administrativo emilitar, fazendo com que ele se tornasse uma grande rota de fuga ou de chegada de ajuda.
Toda esta vantagem natural unida a uma grande organização fiscal, fez com o Egito se tornasse um grande reino africano, o maior e mais poderoso até hoje conhecido.
Acredita-se que sua formação se deu a partir de povoados transitórios que encontraram a margem do rio um local para fixação permanente, teve suaunião econômica e cultural por volta do quarto milênio a. C., e união politica só bem mais tarde devido à competição para dominação das minas de cobre e ouro.
O cobre e o bronze tiveram grande importância para sua evolução, pois foi com utensílios feitos destes materiais, que os egípcios conseguiram progredir em diversos meios, como a caça, a pesca, a agricultura, a conservação de alimentos, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Egito e o Nilo
  • rio nilo e politica no egito antigo
  • Educação e Diferentes Formações Sociais
  • Classes Sociais do Egito
  • Egito Aspectos Políticos e Sociais
  • Análise sobre as formações sociais primitivas e antigas
  • MODO DE PRODUÇÃO E AS FORMAÇÕES SOCIAIS: A CONCEPÇÃO MATERIALISTA DA HISTÓRIA
  • Fósseis das formações serra do tucano e tacutu, cretáceo da bacia do tacutu, estado de roraima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!