As forças de porter

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
As forças de Poter

O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter em 1979, permite observar os relacionamentos e a dinâmica dos negócios, através do estudo de cinco fatores, as"forças" competitivas, para a tomada de decisões estratégicas. Entre as cinco forças que afetam a competitividade, uma das forças está dentro do próprio setor e os demais são externos.
SegundoPorter (1979), toda força competitiva deve ser analisada para que sirva de fonte estratégica para uma empresa ser eficiente e ter um diferencial no mercado.
No momento em que há uma mudança de força oumudança no foco dessa força, a empresa deverá desenvolver um novo processo de pesquisa, avaliação de mercado e planejamento.

1. Rivalidade entre concorrentes

Serra, Torres e Torres (2004)afirmam que “a rivalidade entre concorrentes pode ser considerada a mais significativa das cinco forças”, pois é necessário conhecer o ponto forte de seu concorrente direto, ou seja, aquela empresa quevende o mesmo produto ou serviço, num mesmo mercado ou segmento.
A rivalidade estabelecida entre os concorrentes é fator determinante na interferência da quantidade de investimento em publicidade,taxa de crescimento da indústria, número de concorrentes, entre outros fatores influentes na agressividade dos concorrentes.

2. Ameaça de novos entrantes

Tão importante quanto observar asatividades das empresas concorrentes, Poter também evidencia a ameaça da entrada de novos entrantes, que podem ou não acontecer de acordo com as barreiras estabelecidas para dificultar o surgimento dessasnovas empresas concorrentes e também o poder de reação das organizações já estabelecidas.
Seguem algumas das principais barreiras a serem analisadas:
* Economia de escala: as empresas que produzemem grandes quantidades têm possibilidades de reduzir custos durante o processo de produção. Já uma empresa nova, que deve começar vendendo pouco, e por isso produzindo menos, não conseguirá reduzir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forças de porter
  • forças de porter
  • Porter e suas forças
  • Forças de Porter
  • forças de porter
  • FORÇAS DE PORTER
  • Forcas de porter
  • forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!