As Fases Do Desenvolvimento Gr Fico S O Discutidas Por Autores Como Lowenfeld

703 palavras 3 páginas
As fases do desenvolvimento gráfico são discutidas por autores como Lowenfeld, Vygotsky, Luquet. Nesse trabalho, o assunto será tratado so a ótica piagetiana.
O primeiro período é o Estágio Sensório-motor (rabiscação), que vai do zero aos dois anos de idade. Essa é uma fase de pura descoberta. A criança não possui habilidade e experimenta o mundo por meio de movimentos simples, imitação, reflexo de sucção, leva tudo à boca. Não há controle ou intenção racional nos movimentos, mas a criança sente prazer no movimento.
O segundo estágio é o da garatuja, que vai dos dois aos quatro anos de idade. Essa fase subdivide-se em:

a) Desordenada: os movimentos são amplos e desordenados, parecendo mais um exercício motor. Não há preocupação com a preservação dos traços, que são cobertos com novos rabiscos várias vezes.
b) Ordenada em que os movimentos aparecem com traços longitudinais e circulares e a figura humana ainda aparece de forma imaginária, podendo começar a surgir um interesse pelas formas. Essa fase subdivide-se, novamente, em: Longitudinal, Intencional, Controlada, Circular.
Na fase longitudinal, percebe-se a garatuja com movimentos repetitivos em várias direções, especialmente horizontal e vertical, com movimentos controlados, sendo que ainda não há qualquer intenção no uso das cores.
Na fase circular, observa-se, com o passar do tempo, a formação de pequenos círculos e de pequenas células. Essa exploração do movimento circular vai desde pequenos pontos até grandes círculos ou elipses. O uso da cor ainda é feito de forma despretensiosa.
Na fase controlada, nota-se a presença do pensamento imaginativo. Aqui, o desenho passa a expressar elementos de sua realidade. Entretanto, a percepção não tem vínculo estético com a realidade. Por vezes, a criança faz um círculo, ou alguns traços para representar pessoas de maneira imaginativa por meio do ato de comentar o desenho. A cor é usada de forma rudimentar, mas desta vez com a intenção de distinguir diferentes

Relacionados

  • Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
    75239 palavras | 301 páginas