As fases da EJA

Páginas: 7 (1643 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/UAB
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS EM EJA
Professor: Célio Alves Espíndola
Tutora a distância: Mauro Roque de Souza Junior
Aluna: Luiza Nayara de Andrade Costa

Períodos
Características da EJA


1940

Em 1940 começavam as iniciativas para a educação dejovens e adultos, foi feito então um Recenseamento Geral o qual mostrou que mais da metade da população de maiores de 15 anos como jovens e adultos analfabetos, colocando em evidência a grave situação em que se encontrava a educação no país,







1942

Em 1942 surge o Fundo Nacional de Ensino Primário, além disso, surgem outras iniciativas locais e estaduais. Objetivando ampliação emelhorias do sistema escolar primário no país. As tarefas da Campanha de Educação de Adultos seriam realizadas pelas unidades federadas, através das disposições dos denominados Acordos Especiais, inspirados nos Convênios do Ensino Primário associados à criação do Fundo nacional do Ensino Primário. Os Acordos Especiais entre Ministério da Educação e Saúde e unidades federadas executariam plano de ensinosupletivo destinado a adolescentes e adultos, cabendo ao MÊS o planejamento geral, orientação técnica e controle geral dos serviços, bem como prestação de auxílio financeiro e o fornecimento de textos de leitura. Caberiam ao Estado a instalação de cursos de ensino, recrutamento de pessoal e administração dos serviços e sua fiscalização imediata.




1945



Foram criados outros doisdecretos (6785/1944 e 19513/1945) . O primeiro (6785/1944) define fonte de recursos federais para o FNEP. O segundo(19513/1945) regulamenta concessão dos recursos do FNEP às unidades federativas estabelecendo 25% do auxílio recebido para aplicação na educação primária de adolescentes e adultos analfabetos.
Após a ditadura Vargas, em 1945, surge a UNESCO e com ela a solicitação para que os adultosanalfabetos sejam ensinado.
Para fazer com que as unidades federadas realizassem com seus próprios recursos o programado no plano geral de ensino supletivo então elaborado, a União fornecia alguns recursos suficientes para o pagamento de um pró-labore aos professores e despesas com a iluminação das salas, mas obrigavam os estados a criarem um serviço (ou comissão). Em São Paulo foi induzida, medianteas exigências dos Convênios do Ensino Primário, a criação de um Serviço de Educação de Adultos – SEA, dentro do sistema estadual de ensino, que funcionou regularmente até os primeiros anos da década de 70 garantindo continuidade dos trabalhos de alfabetização até o início das atividades do Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL








1947
 
Lançamento da Campanha de Educaçãode Adultos, entendendo ser necessário estender a educação fundamental a toda a coletividade, incluindo a educação de adultos, vista como peça importante no processo geral de promoção educacional de todo o povo, A educação do adulto analfabeto como elemento privilegiado no esforço mais amplo de elevação educacional do país, tentando também recuperação do atraso educacional exprimidas nas elevadastaxas de analfabetismo da população. Duas questões marcam esta campanha: qual seria o sentido de levar educação fundamental a jovens e adultos analfabetos e como garantir a realização dos trabalhos em todo o território nacional principalmente em sua estrutura administrativa articulada entre a União, os territórios e os estados. A campanha tratava a educação de adultos como processo educativo capazpara proporcionar instrumentos de acesso às técnicas da cultura de seu tempo, como a leitura, a escrita, a aritmética elementar, noções de ciências, de vida social, de civismo e de higiene, proporcionando condições para que todo homem pudesse desenvolver-se e procurar melhor ajustamento social.






1958

Lançamento da Campanha Nacional de Erradicação de Analfabetismo que seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de Aula para EJA fase I
  • Avaliação eja fase 3.odt
  • Eja
  • EJA
  • EJA
  • EJA
  • EJA
  • A EJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!