As Fases da Educação Musical nas Escolas Brasileiras

Páginas: 8 (1759 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE ARTES
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL


















Ensaio sobre:
As Fases da Educação Musical nas Escolas Brasileiras














Mirian Cristina Maus





Pelotas, 2012


Fases da Educação Musical nas Escolas Brasileiras


Mirian Cristina Maus

Resumo: ensaio resultante da leitura ereflexões sobre os textos designados para o módulo – Análise da educação musical no Brasil, da disciplina de Fundamentos da Educação Musical II. Trata de uma elaboração reflexiva de fases para a educação musical no Brasil ao longo de sua história que foi tratada nos textos escolhidos. Portanto se configura numa breve sugestão baseada em fontes limitadas.


Introdução

Foram discutidos nadisciplina de fundamentos da educação musical dois textos referentes ao tema do módulo sobre a análise da educação musical no Brasil. Foi proposto que se elaborasse uma divisão baseada em momentos históricos da educação brasileira a partir da leitura e reflexão dos texto.
Analisando os momentos históricos comentados nos textos, vejo que há uma grande semelhança na maneira como o pensamento, oscostumes, os métodos, a história, vão se desenvolvendo. Em geral, tendem a começar por linhas duras, regras rígidas, limitação. É só analisar a história geral. Ao fazermos panoramas, as civilizações vão evoluindo lentamente de monarquias, governos autoritários, para modelos mais democráticos, descentralização. A música ocidental sofreu os mesmos processos, vindo de regras rígidas de composição,utilização de instrumentos, normas para a utilização da música (se tratando da música a partir da idade média) para momentos históricos em que modos são quebrados, cai a influencia da igreja sobre o modo de se fazer música, novos padrões são estabelecidos ou quebrados. O músico compõe para si, para os outros, para o comércio. A música, considerada formal e ideal, sai dos ambientes religiosos e nobres.Os modelos antigos deixam de ser a única maneira de se fazer música, e ela toma uma concepção livre, onde muito pode ser considerado como música.
Na educação musical no Brasil não é muito diferente se tratando do processo. Ela começou por imposição, baseada em métodos fechados, com momentos de inovações e mudanças, influencia política, novas concepções até chegar ao que encontramos hoje. Elaboroentão três fases, salientando o fato de não haver rigicidade quanto ao início e término de cada uma, até por que as mudanças políticas, sociais, científicas e de pensamento vão acontecendo gradativamente. A primeira fase trata da imposição de práticas musicais pelos jesuítas nas colônias e vai até o início do séc. XX. A segunda fase começa na primeira metade do sec. 20, até 1970 e a terceira temcomo marco inicial a promulgação da lei n.5692/71 com o ensino polivalente segue nos dias atuais.


Fase 1

A fase que se inicia com a chegada dos jesuítas no Brasil e o início do ensino musical entre os índios e vai até o final do séc. 19. A maneira como a educação musical começou era rígida metodologicamente e impositiva no que se refere à cultura, o que era do colonizador era bom, o que jáexistia de cultural aqui não tinha valor. Era uma educação baseada na prática repetitiva de exercícios, memorizações, padrões. E estava vinculada à igreja durante o período colonial. Por volta de 1800, a música estendeu-se ao povo, com os teatros, e a prática informal da música foi se firmando. Mas não ocorreram mudanças significativas no âmbito do ensino musical. Em 1845 o ensino de música foiinstituído oficialmente nas escolas públicas brasileiras, mas o decreto assinalava o ensino como: “noções de música”, e “exercícios de canto”. E por fim em 1890 sai o decreto federal n. 981 estabelecendo a formação especializada do professor de música.
Nota-se que a educação musical, nessa fase, se deu essencialmente através de métodos rígidos e técnicos, importados de outros lugares, então...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAPEL DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA
  • A nova lei de educação musical na escola
  • INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS
  • Apostila de Educação Musical Para Pré-escola
  • As contribuições da Educação Musical na Escola Inclusiva
  • Educação e escola brasileira
  • Educação integral nas escolas públicas brasileiras
  • Relação entre escola,estado,sociedade na história da educação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!