As familias monoparentasi

1862 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 DADOS LEVANTADOS DA PESQUISA 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
Diversos fatores contribuem para o surgimento de famílias monoparentais na sociedade contemporânea, desde a inseminação artificial a produção independente, a doação, a viuvez ou o divorcio, pois a mesma é composta por uma pessoa adulta, seja homem ou mulher responsável por uma criança ou varias.Aliadas a essas mudanças de dissolução do casamento, a mulher assumi sozinha a chefia da família.

2 DESENVOLVIMENTO A família monoparental no decorrer dos anos ganhou intensidade e visibilidade. Em decorrência do seu número expressivo, esse novo modelo de família adquiriu direitos e deveres, reconhecidos a partir da Constituição Federal de 1988 como sendo família um lar formado por um dos pais e seus descendentes. Por família monoparental deve-se entender uma pessoa adulta, homem ou mulher responsável por uma ou várias crianças. A família monoparental tem várias origens, podendo ser fruto de uma decisão voluntária ou involuntária do genitor, pode ser por meio da inseminação artificial, em que a mãe decide ter o filho como produção independente, a adoção, uma vez que o ECA em seu art. 42 não menciona que a esta só poderá ser realizada por casais. A viuvez que foi à responsável pelo surgimento da monoparentalidade, que também é decorrente do divórcio, visto que muitos casais não possuem a estrutura para a vida conjugal. Não se pode deixar de falar, além dessas causas, o celibato, que também é considerado uma razão da origem da mesma, sendo mais comum em classes mais ricas, motivado a partir das escolhas profissionais e aspirações sociais especialmente das mulheres. Em consonância com o exposto acima, Maria Berenice Dias tem a clara idéia de que:
A adoção por pessoa solteira também faz surgir um vínculo monoparental. A inseminação artificial por mulher solteira ou a fecundação homóloga

Relacionados