As famílias contemporâneas e a assitência social

Páginas: 7 (1527 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

Este trabalho mostrará um enfoque das famílias modernas e as demandas a elas despendias pelo serviço social.

Conceitua-se a família dita como tradicional, suas vinculações e transformações ocorridas.

Dando especialênfase a esse conceito de família, pois no que tange a todos os arranjos existentes, coexiste uma amostragem original da família nuclear em todos eles.

Sob a ótica evolutiva, ao adentrar a tempos remotos verá uma crescente trajetória e assim o papel do Assistente Social também cresceu e aborda de maneira clara e precisa como essa nova visão social está partilhando de uma novaconjuntura de política social que oferece benefícios a essas famílias no sentido de:

- proteção;

- enfrentamento à pobreza;

- resolução das desigualdades;

- capacitação e desenvolvimento da sociedade; e

- assim como outras demandas sociais.

Por conseguinte objetivam-se algumas políticas públicas ditas“assistencialistas” e suas implicações, reiterando também o papel do Estado frente a tudo isso, com distribuição de recursos e extensão orçamentária.

2 DESENVOLVIMENTO

A família de hoje é produto de uma revolução histórica dos movimentos sociais e políticos que chega como conseqüência da evolução deste pensamento, pois com as mudanças que ocorreram em nosso país, revolução industrial efeminista, as mulheres começaram a mudar radicalmente e os homens tiveram necessidade de repensar seu papel. A vida econômica passou, a ser compartilhada. O homem perdeu o domínio absoluto sobre a chefia da família e todo o autoritarismo decorrente disso. O homem passou a dividir tarefas com a mulher, aprendeu a ser mais gentil, passou a participar da educação dos filhos.

Tínhamos opensamento de que família era aquela constituída por um homem, uma mulher, o casamento e filhos. Hoje a família deixou de ser singular e passou a ser plural, não é mais aquela constituída apenas por um homem e uma mulher pelo casamento civil e religioso, surgem deste modo novas formas de família, ou seja, novas famílias compostas de forma, que a sociedade não estava habituada a observar.Deste modo surgem as famílias monoparentais que compreendem um adulto (pai ou mãe) a viver com o filho(s), famílias recompostas que reagrupam pelo menos um membro do casal que é divorciado com filhos  a outro membro também já com filhos de outra relação, surgem também as famílias homossexuais, embora ainda não aceites de forma legal em quase todos os países da Europa, estas tentamafirmar-se juridicamente, uniões estáveis que se configura na convivência pública dos companheiros de forma contínua e duradoura, famílias destituídas, família mosaico aquela composta por pessoas que estão no segundo, terceiro ou quarto casamento, nucleares, binucleares, homoafetivas, famílias geradas através de processos artificiais, família ampliada que consiste em pais, filhos, avós e assim pordiante, famílias de rua ou na rua.

Hoje se vive num tempo muito mais dinâmico, tudo se processa de modo mais rápido e complexo, aumentou a liberdade, mas também a insegurança quer a nível profissional ou das relações, acentuou-se a desigualdade social, verificam-se grandes fluxos migratórios ao longo de todo o globo e o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo e exigente, éaí também que entra o papel da assistência social.

A assistência social como política de proteção social configura-se como uma nova situação para o Brasil. Ela significa garantir os benefícios que eles necessitam.

Tendo em vista que a política de assistência social sempre foi espaço privilegiado para operar benefícios, serviços, programas e projetos de enfrentamento à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Familia contemporanea a vulnerabilidade social
  • FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEA
  • A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL
  • Assitencia social
  • A familia contemporanea
  • Familia contemporanea
  • Família contemporanea
  • Uma família contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!