AS FACES CONFLITUOSAS DA RELAÇÃO CAPITAL/TRABALHO, NA ABORDAGEM ORGANIZACIONAL

5884 palavras 24 páginas
ANAIS DA XXI SEMAD, Maringá, UEM/DAD, p. 468-480, Setembro/2001 (ISSN 1518-5354)

AS FACES CONFLITUOSAS DA RELAÇÃO
CAPITAL/TRABALHO, NA ABORDAGEM
ORGANIZACIONAL
ARACELES FRASSON DE OLIVEIRA (UEM)
EZEQUIEL MENEGUELE (G-UEM)

Resumo
A relação capital/trabalho, dentro do aspecto das organizações sempre foi marcada por conflitos dos mais variados, sobre os quais já foram realizados estudos, e apresentadas teorias.
Têm origem na evolução histórica do homem e das organizações e em como se relacionaram ao longo dos séculos. A exploração da mão- de- obra, como o trabalho escravo e os baixos salários, as doenças do trabalho e a discriminação da mulher foram fatores que determinaram os conflitos no passado. Hoje, a competitividade, a constante necessidade de especialização, a globalização, a informatização e o estresse têm sido a razão para o surgimento de uma nova face desses conflitos. O artigo resgata essas questões, descrevendo o percurso histórico e abordando o tema nos dias atuais. Demonstra a emergência de novos valores, que exige um novo modelo organizacional, redefinindo o que é Administrar.

Introdução
A sociedade pós-industrial é gerenciada com critérios industriais, mas talvez seja mais fácil inventar o progresso do que administrá-lo, o que exige adequamento das leis, da política e da estrutura social.
De acordo com Masi (1993: 47), em contraponto aos valores da arrancada industrial, todos centrados no empirismo, racionalismo e consumismo – ... traduzidos no imaginário da posse, do poder e da riqueza..., emergem valores novos, voltados para a criatividade, estética, confiança, subjetividade, feminilização, afetividade e qualidade de vida. O que por sua vez, exige um novo tipo de bem-estar, a ser reinventado, afim de que o desenvolvimento conquistado pelo homem seja por ele desfrutado e não o seu senhor.
O artigo retrata os conflitos da relação capital/trabalho, ontem e hoje. Partiremos num primeiro momento da definição dos conceitos

Relacionados