As extenções do homem atravez dos meios de comunicação

907 palavras 4 páginas
As Extensões do Homem através dos Meios de Comunicação
Em sua obra: “Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem” – traduzido por Décio Pignatari e distribuído no Brasil pela Editora Cultrix -, Herbert Marshall McLuhan formado em Literatura Inglesa Moderna e doutor em Filosofia, faz uma reflexão a respeito das extensões do homem numa perspectiva em que o conhecimento criativo do homem se difunde de maneira corporativa e coletiva pela sociedade através de inúmeros meios e veículos.
No capitulo I, O meio é a Mensagem, o autor explica que a mensagem de qualquer meio ou veículo é a mudança de padrão que este meio provoca na sociedade, uma vez que é o meio que rege a forma e a dimensão dos atos e associações humanas.
A partir do exemplo da luz elétrica, que causou uma mudança radical no paradigma social ao acabar com a seqüencialidade dos processos tornado-os simultâneos, McLuhan aponta a deficiência do estudo dos meios, porque estes, na maioria das vezes, são vistos apenas como “caminhos” pelos quais o conteúdo será transportado.
“Não percebemos a luz elétrica como meio de comunicação simplesmente porque ela não possui “conteúdo”. É o quanto basta para exemplificar o quanto se falha no estudo dos meios e veículos”.
Posteriormente, ele exemplifica a transformação da consciência do homem, que antes era seqüencial e encadeada, através do surgimento do cinema – que tem como mensagem a mudança da sucessão linear para a configuração -, o qual implementa um pensamento estruturado utilizando-se de configurações criativas.
---------------------------------------------------------------------------------O meio é a mensagem
Mcluhan foi um profeta e um missionário da tecnologia, pois quando ele afirmou, em 1964, o axioma “o meio é a mensagem” a palavra meio não existia em seu significado atual como um canal de comunicação e assim ele defende que os donos dos meios sempre se empenham em dar ao público o que o público deseja, porque percebem que a sua força está no meio

Relacionados