As Estruturas Econ Micas Hil Rio Franc Hellip

1952 palavras 8 páginas
As estruturas econômicas, Hilário Franco Júnior – fichamento (até p. 49)

1. A limitação das fontes econômicas medievais não é mero incidente, mas fato que traduz o espírito da época, mais preso a imagens, palavras e gestos do que a números.
2. A historiografia especializada desenvolveu então trabalhos baseados no qualitativo (indícios, tendências, características), que elucidam melhor a economia medieval do ponto de vista da própria época. Isso não impede, é claro, que diversos assuntos ainda permaneçam polêmicos e outros insuficientemente esclarecidos.
3. Os séculos IV-X podem ser considerados em bloco. Tal período pode ser caracterizado por uma escassez endêmica. Ou seja, uma pequena produtividade agrícola e artesanal, consequentemente uma baixa disponibilidade de bens de consumo e a correspondente retração do comércio e portanto da economia monetária.
4. (Até o século X) O domínio não era contudo caracterizado por seu tamanho, muito variável no tempo e no espaço, mas por sua estrutura de funcionamento. Esta girava em torno da divisão da área em duas partes. A primeira, chamada na época de terra indominicata (ou de reserva senhorial pelos historiadores), era explorada diretamente pelo senhor. Ali estavam sua casa, celeiros, estábulos, moinhos, oficinas artesanais, pastos, bosques e terra cultivável.
5. (Até o século X) A segunda parte era a terra mansionaria, ou seja, o conjunto de pequenas explorações camponesas, cada uma delas designada pelos textos a partir do século VII por mansus. 6. Cada manso era a menor unidade produtiva e fiscal do domínio. Dele uma família camponesa tirava sua subsistência, e por ter recebido tal concessão devia certas prestações ao senhor. Os mansi serviles, ocupados por escravos, deviam encargos mais pesados que os mansi ingenuiles, possuídos por camponeses livres.
6. (Até o século X) As pastagens e áreas florestais existentes na reserva senhorial eram, por direito costumeiro, de uso de toda a comunidade. Assim, o solo arável da

Relacionados