AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NO TERRITÓRIO LOCAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DA REALIDADE MUNICIPAL.

2010 palavras 9 páginas
Colatina
2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O Brasil por ser um país grande em extensão geográfica, possui uma quantidade significativa de problemas sociais que se diferem e em outros casos se igualam de acordo com a região em que se pesquisa e/ou vivencia.

Assim, é importante observar não somente a questão social em si, como também as políticas sociais e a região / município em que está inserida.

O foco desta pesquisa será a família e a vulnerabilidade social seguida das políticas sociais, enfocando assim, a assistência social, seus órgãos população, perfil, cobertura dos serviços prestados à população. Por isso, a saúde na família será um tema bastante discutido durante todo o desenvolvimento, objetivando melhor e maior entendimento e adequação aos direitos e deveres de cada um, seja ele população ou órgão.

2. DESENVOLVIMENTO

No interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, formados pela geração, sexo, interesse e função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros. A família como unidade social, enfrenta uma série de tarefas de desenvolvimento, diferindo a nível dos parâmetros culturais, mas possuindo as mesmas raízes universais.

As funções familiares são as seguintes: geradora de afeto, entre os membros da família; proporcionadora de segurança e aceitação pessoal, promovendo um desenvolvimento pessoal natural; proporcionadora de satisfação e sentimento de utilidade, através das atividades que satisfazem os membros da família; “asseguradora da continuidade das relações, proporcionando relações duradouras entre os familiares; proporcionadora de estabilidade e socialização, assegurando a continuidade da cultura da sociedade correspondente; impositora da autoridade e do sentimento do que é correto, relacionado com a aprendizagem das regras e

Relacionados