AS ESTAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO, RAYMOND ARON: Émile Durkheim, Karl Marx, Marx Weber.

2441 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
CURSO SUPERIOR DE tecnOLOGIA em gestão pública
FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
FABIO RÉGIO BENTO

AS ESTAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO, RAYMOND ARON: Émile Durkheim, Karl Marx, Marx Weber.

ALUNO

Sant’Ana do Livramento
2013

ÉMILE DURKHEIM

Neste trabalho trataremos das três principais obras de Durkheim Da divisão do trabalho social, O suicídio e As formas elementares da vida religiosa. Alem de tentarmos entender a evolução do pensamento deste autor.

DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL

Nesta obra Durkheim buscou analisar o comportamento solidário das pessoas na sociedade e da busca da harmonia, procurando descobrir as suas causas e as suas motivações, isto é, porque as pessoas são solidárias. A partir destes estudos caracterizou a solidariedade como mecânica e orgânica, a primeira teria origem na sociedade précapitalista as pessoas estariam unidas pelas suas características. Já na segunda, o que ocorre a característica principal é a divisão do trabalho onde cada individuo possuem funções diferentes o que forçaria com que as pessoas se integrassem para que os trabalho fosse realizado.
Durkheim quer determinar a causa do desenvolvimento da divisão do trabalho nas sociedades modernas mesmo sendo esta improvável por não ser este um fenômeno simples, pois engloba aspectos do conjunto da sociedade.
A partir desta obra Durkheim aduziu algumas ideias, a diferenciação social auxilia para que o individuo possua uma liberdade individual onde a consciência coletiva estaria perdendo sua rigidez.
Mas mesmo na sociedade individualista deve existir um mínimo de consciência coletiva sob pena de desintegração social a falta de solidariedade orgânica.
A estrutura coletiva impõe a todos uma responsabilidade própria e que mesmo no individualismo existe uma consciência coletiva, valores e conceitos, que liga as pessoas ao todo social.

O SUICIDIO

As

Relacionados

  • sem titulo
    1176 palavras | 5 páginas
  • Introdução as ciências sociais
    2010 palavras | 9 páginas