As escolas contemporâneas e o desenvolvimento humano

Páginas: 9 (2238 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
FTC – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

JULIANO MASCARENHAS DA SILVA

AS ESCOLAS CONTEMPORÂNEAS E O
DESENVOLVIMENTO HUMANO

FEIRA DE SANTANA

AS ESCOLAS CONTEMPORÂNEAS E O
DESENVOLVIMENTO HUMANO

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da psicologia cujas proposições centrais concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seusaspectos, englobando fases desde o seu nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Este esforço tem proporcionando a elaboração de várias teorias que buscam reconstruir, a partir de diferentes metodologias e pontos de vista, as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada momento histórico dasociedade.
Estamos em um século envolvidos com um quadro econômico, político e social que nos inquieta e instiga. O Avanço da ciência e tecnologia, responsáveis por mudanças e transformações significativas neste universo, trouxeram de um lado alterações no cotidiano pela diminuição de tempo e aumento de ganhos, mas por outro lado deu ao homem um papel – em algumas vezes – até substituível pela“máquina” engendrada.
No século XX , tanto nas ciências sociais quanto nas ciências físicas e naturais, começou a surgir a tentativa da valorização da autonomia e de uma subjetividade que ligasse, unisse ao objeto da ciência. Aparece, então no cenário da modernidade, a subjetividade como eixo articulador da mesma , devendo ser entendida como a questão do sujeito numa perspectiva social, cultural, portantocoletiva. O sujeito deixa de ser visto, apenas, como o indivíduo com determinadas características pessoais para assumir o papel do sujeito social, fruto de uma cultura , de um espaço, de um momento histórico- social.
A subjetividade , então, vai de encontro a uma noção de sujeito oriundo, hoje de uma sociedade abrangente, competitiva e como diz, Morin, complexa. Ela se vale do estatuto do indivíduomas abre as suas lentes paras as inter-relações sociais que ele mantém com os outros sujeitos. Estamos querendo conhecer este indivíduo social.
“ O indivíduo histórico- social., que é também um ser biológico, se constitui através da rede de inter-relações sociais. Cada indivíduo pode ser considerado como um nó em uma extensa rede de inter-relações em movimento. O ser humano desenvolveatravés dessas relações, um “eu” ou pessoa ( self) isto é um auto controle egóico que é um aspecto do eu no qual o indivíduo se controla pela auto-instrução falada de acordo com sua auto-imagem ou imagem de si próprio”( Bonin,1998).
O mais importante para nós, nesse momento, é estar centrado na construção dessa subjetividade, identificando qual papel a escola tem a desempenhar para que haja umacoerência e harmonia nas condições motoras dessa construção.

ENTENDENDO O TERMO SUBJETIVIDADE

O termo subjetividade veio a englobar o que antes nós chamávamos de ser humano, psiquismo, eu- privado, homem íntimo, indivíduo psíquico... e ele caracterizar esta relação sujeito/objeto não numa dimensão de pólos contrários , mas das relações que os mantém . O sujeito se constitui numa relação com ooutro sujeito e é construído pela integração do sujeito psíquico que tem uma história individual e, portanto desejos, sonhos e fantasias, e o sujeito social, concebido como o sujeito da história social que a produz e dela recebe as transformações necessárias.
Esta subjetividade traz embutida a própria questão da realidade, pois, o que se constitui um fato real muitas vezes não é o que se vê, maso que parece ter se visto. Para Morina única coisa que é real é a conjunção da ordem e da desordem (1997, p.8).
Relacionada à educação, a subjetividade precisa ser entendida no sentido do aluno/sujeito que está vivendo neste espaço/tempo. A psicologia quando nos traz questões para a reflexão do indivíduo e do grupo, das formas do desenvolvimento e da aprendizagem, do compromisso da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano
  • A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano
  • A escola como contexto favorável ao desenvolvimento humano
  • PROTAGONISMO NA ADOLESCÊNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO E LUGAR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • A família ea escola como contexto de desenvolvimento humano
  • A Principal Influ Ncia Negativa Da Fam Lia E Da Escola No Desenvolvimento Humano
  • Antropologia na escola contemporânea.
  • Análise da escola contemporânea brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!