as drogas

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

AS DROGAS:
ÁLCOOL
ANFETAMINAS
CIGARRO
COCAÍNA
BARBITÚROS
ÁLCOOL
O álcool, de todas as drogas, lícitas ou ilícitas é a mais popular. Os primeiros a provar os efeitos do álcool teriam sidos membros de tribos do Oriente Médio. Para ter uma ideia uma das menções ao vinho foi encontrado em um papiro egípcio em cerca de 3 500 a.C. E há indicações de que a cerveja já era fabricada naMESOPOTÂNIA em meados 6 000 a.C.
Um ou outro gole de vez em quando é aceitável na maioria das sociedades, alguns estudos mostram mesmo, moderado de álcool pode trazer alguns benefícios á saúde. São elas: reduzir os níveis de gordura do sangue diminuindo assim os riscos de complicações cardíacas. O problema é quando o álcool é usado de forma abusiva e começa a provocar danos á saúde além de agravarproblemas pessoais e principalmente problemas familiares
A ingestão de álcool, mesmo que for moderada, diminui a coordenação motora e os reflexos afetando a capacidade das pessoas de dirigir veículos, em prova disso houve uma pesquisa em vários estados brasileiros que mostrou que cerca de 61% de acidentes de trânsito estavam alcoolizados. Por isso que foi criada a lei seca que é: dirigir sobinfluência de álcool acarreta punições que variam de multas... ou a suspensão do direito de dirigir por 12 meses, podendo haver a retenção do veiculo ou até o recolhimento do documento de habilitação.
De acordo com pesquisas realizadas por diversas instituições brasileiras, a droga mais usada é o álcool, o alcoolismo afeta cerca de 15% da população brasileira. Infelizmente não há nenhumafiscalização rigorosa em relação em venda de bebidas alcoólicas, e podem ser facilmente comprada por jovens ou adolescentes. Assim, os adolescentes brasileiros estão começando a beber cada vez mais cedo(por volta do 12 ou 13 anos).





O alcoolismo

O alcoolismo é uma doença crônica que consiste no consumo compulsivo do álcool, fazendo com que o indivíduo se torne cada vez mais tolerante a ele,causando crises de abstinência quando não ingerido. As crises se caracterizam por meio de: tremores, irritabilidade, náusea, ansiedade, taquicardia e pupilas dilatadas.
Não se sabe precisamente a relação entre alcoolismo e genética entretanto é de conhecimento que a relação existe: um indivíduo tem quatro vezes mais chances de ter problemas com a bebida se seus pais eram alcoólatras. Estruturapsíquica e influências familiares e culturais são outros aspectos que podem levar ao alcoolismo.
Efeitos no cérebro
A maioria de nós já presenciou os efeitos visíveis do excesso de álcool: o andar trôpego, a fala enrolada e os lapsos de memória. As pessoas quando bebem têm problemas com o equilíbrio, coordenação e juízo, além de reagirem mais lentamente a estímulos, o que explica por que étão perigoso beber antes de dirigir. Todos esses sinais físicos ocorrem devido à forma como o álcool afeta o cérebro e o sistema nervoso central. O álcool afeta a química do cérebro, alterando níveis de neurotransmissores.Neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem os sinais através do corpo, controlando os processos de pensamento, comportamento e emoções. Os neurotransmissores sãoexcitatórios, o que significa que estimulam a atividade elétrica do cérebro, ou inibitórios, quando a reduzem. O álcool aumenta os efeitos do neurotransmissor inibitório GABA no cérebro. O GABA causa os movimentos lentos e a fala enrolada que frequentemente se observam nos alcoólatras. Ao mesmo tempo, o álcool inibe o neurotransmissor excitatório glutamato, suprimindo os efeitos estimulantes elevando a um tipo de retardamento fisiológico. Além de aumentar o GABA e reduzir o glutamato no cérebro, o álcool aumenta a quantidade dedopamina no sistema nervoso central, que cria as sensações de prazer.





Riscos para a saúde
o uso abusivo e a dependência de álcool estão relacionados a 60 tipos diferentes de doenças, sendo  responsáveis por 4% dos casos de morte no mundo. São elas:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!