AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS INDÍGENAS

Páginas: 106 (26387 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS INDÍGENAS

INTRODUÇÃO

Este estudo é resultado do estágio I, II e III realizado nas escolas indígenas que foi solicitado na disciplina para Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual tem por tema: “A leitura e a escrita: As suas dificuldades em uma escola indígena do município de Benjamin Constant - AM” tem por finalidade compreender osconceitos e a natureza das causas e soluções desta dificuldade encontrada na escola indígena Novo Porto Lima que pertence ao município.
Assim elaboramos um estudo final de estágio de pesquisa para a conclusão de curso de Pedagogia Intercultural, o qual estudou a escola estabelecendo uma contextualização problemática em relação à leitura e a escrita dos alunos indígenas, caminhos metodológicoseducacionais de um sistema de avaliação adequado para demonstrar a capacidade de compreensão da leitura e das dificuldades enfrentadas pelos alunos.
Neste relatório são abordados vários temas e subtemas que discorrem os momentos importantes do estágio, as dificuldades de praticar a prática pedagógica, as facilidades de envolvimento da relação professor/aluno e a capacidade que um pesquisador indígenaalcança quando está a busca de objetivo que pode mudar a sua vida social e educacional.
A importância deste trabalho se encontra principalmente na possibilidade de buscar o desenvolvimento e construir nesta importante instituição da sociedade civil, relações criadas na formação do espírito humano voltado especialmente para a cultura literária e científica e para o interesse de um grupo social. Istoporque, muitos dos problemas de dificuldades do ensino de leitura e escrita estão vinculados aos valores culturais dos professores, alunos e pais.
Portanto, no decorrer da construção deste relatório foram ampliados novos resultados teóricos e práticos que se destacaram úteis para o conhecimento desta importante pesquisa de observação, aplicação e intervenção pedagógica que vivenciamos durante arealização do estágio III.









CAPITULO I

1. MEMORIAIS

1.1 Alcimar Guedes do Carmo

Este memorial apresenta de forma discursiva numa perspectiva história, uma análise crítica sucinta das atividades acadêmicas que venho desenvolvendo ao longo do período de formação e na atuação profissional. Através deste memorial, venho reportar-me a respeito de minha vidaacadêmico-profissional, bem como os fatos marcantes que aconteceram em minha vida as relações e as dificuldades encontradas no caminho.
Nasci no dia 05 de dezembro de 1983, sou Brasileiro e natural do município de Tabatinga na Comunidade Indígena Belém de Solimões. Sou sétimos filho do senhor Benedito pedrosa do Carmo (agricultor) e da senhora Celina Guedes Floriano (agricultura) e ótima mãe. E também indígena daEtnia Ticuna, moro hoje na Comunidade Indígena Porto Cordeirinho, que fica ao lado esquerdo do igarapé Santo Antônio, perto da cidade de Benjamim Constant é uma cidade situada a margem esquerda do rio Javari, afluente do Solimões. A cidade recebe uma grande influência Ticuna (Etnia Indígena), Aldeias ficarem bem próxima da cidade. Sendo que por ser uma área de fronteira recebemos também influenciamuito forte da cultura peruano e colombiano. Educação local é boa, mas poderia ser melhor, devido à distância geográfica da capital dificulta-se aprimora mente Constant.
Comecei a estudar com dez anos de idade em 1993, na Escola Municipal São Francisco de Assis, na comunidade Belém do Solimões, ate 5ª serie na mesma escola, já em 1997 o meu pai nos deslocar para município de Benjamin Constant,na Comunidade Indígena Porto Cordeirinho, por motivo que nos perdemos um irmão mais velho e foi encontrado na mesma comunidade, por esse motivo nós foi morar logo em nessa comunidade eu tinha uns 14 anos nesse tempo e inicio do ano 1998, começou a estuda com 5ª série na escola Municipal Ebenezer na comunidades Indígena Filadélfia. E eu gostei muito dessa nova perspectiva, metodologia, colegas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA PÚBLICA
  • dificuldades da leitura e da escrita
  • Dificuldade na escrita ena leitura
  • Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita
  • Dificuldade de leitura e escrita
  • Dificuldades de aprendizagens na leitura e na escrita
  • Dislexia: Dificuldades de Leitura e Escrita
  • dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!