As Diferenças Entre Auditoria e Perícia Contábil (DEAPC)

564 palavras 3 páginas
Qual a diferença entre o profissional auditor contábil ou perito contador? A confusão entre o auditor de empresas e o perito contador é comum, pois, a princípio, parecem profissionais em áreas de atuação idênticas. Ou será que não? Quais seriam suas atividades? direitos? deveres? suas responsabilidades? Formas de atuação? E o que cada profissional está capacitado a exercer?

Para a solução das indagações acima, primeiramente, é preciso estabelecer os pontos congruentes e as diferenças, para conseguirmos a real comparação dos profissionais e, consequentemente, sabermos ao certo quando será necessária a contratação de um profissional dessa área, ou, até mesmo, pensarmos em especializações para atuarmos nesses segmentos.

O professor Wilson Alberto Zappa Hoog, em seu artigo “Diferença entre auditoria e perícia contábil”, preleciona: “A perícia é a prova elucidativa dos fatos, já a auditoria é mais revisão, verificação, tende a ser necessidade constante repetindo-se de tempo em tempo, com menos rigores metodológicos, pois utiliza-se da amostragem. Já a perícia repudia a amostragem como critério e tem caráter de eventualidade e só trabalha com o universo completo, onde a opinião é expressa com rigores de cem por cento de análise” – (FONTE:http://www.lopesdesa.com.br/artigos/auditoria-pericia/) é possível notar que no conceito exposto, há diferenças a serem consideradas, como por exemplo a forma de desenvolvimento de seus trabalhos. Enquanto o auditor utiliza-se da amostragem, como base, o perito contábil não. Sendo, expressamente, vedada tal prática de amostragem, como forma de desenvolvimento dos trabalhos de pericia contábil

Tanto o auditor como o perito, deve ser profissional com grande conhecimento contábil, haja vista que seus trabalhos servirão de suporte para a tomada de decisão.

Digo que o auditor, embasado no artigo 163, parágrafo 4º, da Lei 6.404, irá desempenhar suas tarefas analisando a entidade como um todo, ou seja, os trabalhos de auditoria,

Relacionados