AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Concepção Positivista: Esta concepção histórica foi fortemente influenciada pelo filósofo Auguste Comte, possuindo uma visão determinista e eurocêntrica dos fatos históricos. Os fatospassados são únicos e não se repetem, tendo uma ordem cronológica linear, de causa e consequência.
Concepção Historicista ou idealistas alemães: Assemelha-se a concepção Positivista aonotar nos fatos singulares ou individuais do passado o objeto da História, porém não lhe atribuíam o caráter de fatos reais, atribuindo a eles uma criação subjetiva.
Concepção doMaterialismo Histórico: Esta teoria oferece uma nova concepção filosófica do mundo, formulada por Karl Marx e Freidrich Engels. Ela estuda o capitalismo, a sociedade burguesa, suas leis deevolução e a transformação dessa realidade, alterando a forma de pensar e produzir história. Enfatiza que as transformações/contradições são geradas pela luta de classes sociais.
Escola deAnnales: Revista idealizada por Marc Bloch e Lucien Febvre. Nela há passagem da História-narração para a “História-problema”, implicando hipóteses explícitas pelos historiadores. Destaca-sea prioridade aos aspectos sociais, coletivos e repetitivos do que os aspectos biográficos, individuais e “episódicos”: daí a ênfase na História demográfica, econômica e social. Aocontrário da historiografia tradicional existe a construção da temporalidade múltiplas em lugar de limitar-se ao tempo simples e linear.
Nova História: Apesar de estar associada a revistaAnnales possui uma definição própria do que é a Nova História. É um movimento de renovação teórica e metodológica que apreciou o uso de fontes históricas até então pouco usadas. Aindapredomina a concepção positivista, baseada em uma concepção de tempo linear e caracteriza-se por uma visão eurocêntrica dos fatos históricos e os grandes líderes figuram em destaque.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CRIANÇA NO CONTEXTO SOCIAL: RESGATANDO SUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES NA HISTÓRIA DO MUNDO E DO BRASIL
  • Estágio: diferentes concepções
  • Estágio e docência: diferentes concepções
  • As concepções da história
  • Diferentes concepções da ética ( completo)
  • Diferentes Concepções de Natiureza
  • Concepções de história
  • CONCEPÇÕES DE HISTORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!