As diferenças interpessoais e interculturais

Páginas: 11 (2584 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

DIFERENÇAS INTERPESSOAIS

São todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época.

DIFERENÇAS INTERCULTURAIS

O processo de relacionamento entre as diferentes culturas mostra-se de difícil trato, pois envolve uma série de diversostipos de sentimentos, valores, hábitos, costumes, trazendo à tona alguns complicadores quando há um encontro para tratar de assuntos comuns.

OS VALORES

Valores morais são conceitos que adquirimos ao longo da vida com base nos ensinamentos que recebemos de nossos pais e comunidade na qual estamos inseridos. Tais conceitos norteiam nossa forma de ver o mundo e de agir em sociedade, impondolimites ao nosso comportamento, uma vez que muitas vezes tais valores entram em conflito com nossos desejos e estabelecem limites para nossas ações.

OS GRUPOS SOCIAIS

Grupos sociais é a reunião de duas ou mais pessoas que pelo fato de serem efetivamente semelhantes em algum aspecto e interagem de certa forma uma com a outra para atingir um determinado objetivo. Não há necessidade de proximidadeou contato mutuo para que uma pessoa seja parte de um grupo social.

NORMAS SOCIAIS

As normas sociais são prescrições de comportamento. O conceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humanageral.

DESENVOLVIMENTO

As relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional; e estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanço, e progressos ou nas estagnações, agressão ou alieneamento.

Por exemplo:

Nas relações interpessoais entre professor e alunos se dá a construção de vínculos com a aprendizagem, um dosaspectos fundamentais a serem considerados.

Determinadas “disciplinas”, a partir de um tipo negativo de relações interpessoais com o professor, podem gera nos alunos uma aversão ao assunto; como também, relações interpessoais positivas podem alterar a aversão, fazendo que os alunos passem a “gostar” e interessar-se pelo assunto; partir da presença de um "novo" professor. Assim, o professorpode estabelecer um vínculo favorável ou desfavorável para um determinado conhecimento, pela relação interpessoal que estabelece com seus alunos

A questão da comunicação entre as pessoas é hoje um aspecto que ganha destaque por sua relevância na qualidade de vida. Não raras vezes, assistimos assustados episódios nos telejornais, expondo situações corriqueiras, próprias do cotidiano , que terminamem ações violentas, chegando, por vezes, às ultimas conseqüências. Do mesmo modo assistimos conflitos que envolvem até os órgãos responsáveis, eles próprios, pela segurança.

Se desejarmos uma sociedade diferente, teremos que mudar as pessoas; a maneira de pensar e sentir, para que se possa alterar a conduta, já que são essas maneiras de ser que determinam o comportamento do ser humano.

Semdúvida a linguagem é a principal forma de comunicação e transmissão do conhecimento, idéias, crenças e até emoções. Sua expressão no processo do relacionamento social é determinante.

O convívio coletivo garante a saúde do grupo e enriquece, sobremaneira, o indivíduo que se dispõe a dedicar-se na arte da conversa. Seja ela técnica, acadêmica, social, não importa, é a conversa que cria o elo queativa a “liga” da sociedade.
Aparecem dificuldades diante da intenção de fazer prevalecer um sistema sobre o outro, não querendo abrir mão das prerrogativas culturais, o que leva ao choque que interfere no desenvolvimento dos assuntos a serem tratados.

Atualmente, pela globalização, muito disso acontece, pois as diferentes pessoas estão num processo de relacionamento muito freqüente em função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As diferenças interpessoais e interculturais
  • As diferenças interpessoais e interculturais
  • a pessoa e o mundo: as diferenças interpessoais e interculturais
  • diferenças interpessoais
  • As Diferen As Interpessoais E Interculturais
  • Trabalho sobre a relação da pessoa consigo próprio e com os outros. relação interpessoais e interculturais
  • Intercultural
  • Mediação Intercultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!