As diferenças individuais, socioculturais e a inclusão

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA










As diferenças individuais, socioculturais e a inclusão.











BRASÍLIA
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
Identificação


























Introdução
Este trabalho objetiva explicar um pouco sobre as diferenças individuais, socioculturais e a inclusão. Falando sobre cada uma separadamente, e mostrando queelas acabam ligadas.
São considerados alguns aspectos que ajudam a mostrar que todas as pessoas têm suas características individuais. Porém, com a ajuda necessária, todas podem realizar praticamente os mesmos tipos de tarefas.























Diferenças Individuais
Pode-se dizer que as pessoas apresentam diferenças individuais por dois motivos principais:primeiro, por já nasceram diferentes umas das outras devido às características inatas; segundo, por estarem sujeitas, ao longo de suas vidas, a diferentes experiências que irão compor suas variáveis adquiridas.
As variáveis inatas são assim chamadas, porque são responsáveis por ser o indivíduo como é desde o momento do seu nascimento. Inclui características tanto de origem hereditária como asadquiridas no útero materno, na determinação da bagagem constitucional com a qual o indivíduo nasce.
As chamadas variáveis adquiridas são responsáveis pela modelagem da bagagem constitucional, numa estrutura de personalidade com feições únicas em cada indivíduo.
Portanto, a personalidade de cada um é a resultante da interação entre as variáveis inatas e as experiências vividas, ou de formasimplificada, resultante de fatores internos e externos.
As diferenças entre as pessoas não podem ser consideradas inerentemente boas ou más. Algumas vezes, trazem benefícios ao grupo e ao indivíduo, outras vezes trazem prejuízos, reduzindo-lhes a eficiência.
Vista por um ponto de vista mais abrangente, as diferenças individuais podem ser consideradas intrinsecamente desejáveis e valiosas, poispropiciam uma ampla variedade de possibilidades.
No contexto das organizações, estas noções são fundamentais, porque ajudarão a evidenciar as aptidões que o indivíduo possui de origem inata, e que aspectos poderão ser potencializados e, ou adquiridos através de treinamento ou aprendizagem. O conceito de diferenças individuais subentende que as características individuais, próprias da personalidadede cada um, influenciarão no desempenho dos indivíduos.

Diferenças Socioculturais
Vivemos em um mundo onde a globalização toma conta de nossas vidas, atentamos para um crescimento da padronização e uniformização socioculturais. De certo, há interesses econômicos e políticos que forçam uma homogeneização, normatização, estabilização de valores políticos, sociais, econômicos e culturais.Todavia, há também diferenças de gostos, culturas. Modos de falar e entender, continuam a marcar a diferença no mundo todo gerando dúvidas e ao mesmo tempo rejeições. 
No mundo, o multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à democratização da educação. As diferenças culturais estão presentes em todos os lugares. Nas escolas, empresas, faculdades, hospitais e etc.
Adesigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado,etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.

Inclusão
"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diferencas individuais
  • diferencas individuais
  • diferencas individuais
  • ADMINISTRAÇÃO DE DIFERENÇAS E A INCLUSÃO DE
  • Inclusão social: a exclusão das diferenças
  • Percepção atitudes e diferenças individuais
  • Percepção, atitudes e diferenças individuais
  • Diversidade e Diferenças Individuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!