As desigualdades nas Sociedades contemporâneas

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013











António Maria Carvalho Ferreira nasceu a 25 de Novembro de 1945, em Bogarréus, Freguesia de Meca, concelho de Alenquer.
Licenciou-se, em 1978, em Economia pelo ISCTE e Doutorou-se em Ciências Económicas pela Universidade de Paris X - Nanterre, a 12 de Outubro de 1984 (Tese de "Doctorat de 3ème cycle" sob orientação do Prof. Eugène Enriquez). No ano seguinte, a 4 de Março,obteve a equivalência ao grau português pela Universidade Técnica de Lisboa. Actualmente é Professor Catedrático da Secção de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, desde 6 de Janeiro de 1994.

AS DESIGUALDADES DE CLASSES E A ESTRATIFICAÇÃO:
AS ALTERAÇÕES DA ESTRUTURA SOCIOECONÓMICA
Ao longo do século XXtem-se vindo a verificar uma extensa pesquisa por parte de várias ciências sociais procurando entender as alterações na estrutura das sociedades industriais. As alterações verificadas num primeiro impacto são alterações no tipo de actividade económica (passagem maioritariamente industrial para serviços); a mudança da composição social da população (surgimento de novos grupos sociais com tendência paraa criação de uma classe média); intensificação do papel do Estado na regulação da economia e da sociedade (promovendo a redistribuição dos recursos: o Estado de Bem-Estar social); a melhoria do nível de vida da população assim como uma mudança no consumo e uma alteração da relevância dada ao lazer assim como nos valores e nas atitudes; alterações demográficas; a mundialização e a globalização daseconomias e sociedade (trocas de económicas que proporcionam o desenvolvimento de novas tecnologias).
Devido a estas alterações socioeconómicas vários autores nos anos 60 depararam-se com uma impossibilidade de análise de estrutura social aplicando as teorias do século XIX, sendo necessária uma nova análise.
Segundo Ralf Dahrendorf, as “sociedades industriais depois de Marx” conheceram grandesnovidades, permaneceram industriais como base de funcionamento mas deixando de se poder chamar uma indústria de capitalistas designando-se posteriormente no decorrer do século XX como uma sociedade “póscapitalista”. As mudanças verificadas são: Separação entre propriedade e controlo; Diferenciação interna do trabalho; Nova classe média; Mobilidade Social; Igualdade social; Institucionalização doconflito de classes.
Daniel Bell descreve em profundidade as alterações económicas e sociais recentes. Para este autor, a principal característica na nova sociedade reside na importância do conhecimento teórico ligada à actividade científica e à aplicação de tecnologias. A principal novidade desta sociedade para Bell é «exercer o controlo social e a direcção das inovações e mudanças.» O conceitode pós- industrialização pode-se especificar em cinco dimensões: Sector económico; Distribuição ocupacional; Princípio axial; Orientação futura; Tomada de decisão.
Para Alain Touraine tal como Bell, a educação e o conhecimento são factores importantes na nova sociedade fazendo uma divisão na estrutura das classes entre trabalho manual e intelectual, surgindo a classe de “tecnocratas”.
A partirda segunda metade dos anos 70 intensificou-se a característica do conhecimento na nova sociedade dando relevo à ciência das novas tecnologias como factores de desenvolvimento económico designando a nova sociedade como sociedade de informação. Por outro lado, passamos de um controlo do Estado para uma intervenção do estado mais reduzida devido a problemas financeiros proporcionando assim a criaçãode pequenas empresas, contratos precários, trabalhos em part-time, ao domicílio, sub-contratação e um desemprego endémico.
Uma vez que assistimos as exigências de qualificações das tarefas profissionais mais elevadas, deparamo-nos com o declínio da classe média. Como Esping-Andersen diz, a nossa sociedade está em constante transição não nos permitindo uma análise rigorosa dos estratos sociais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociedade contemporanea
  • sociedade contemporanea
  • a sociedade e a desigualdade
  • Desigualdade na sociedade
  • Sociedade Contemporânea
  • Sociedade Contemporânea
  • a desigualdade de uma sociedade
  • A sociedade Contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!