as culturas da infancia na educação infantil

Páginas: 22 (5322 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
AS CULTURAS DA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO.
José Milton de Lima, Márcia Regina Canhoto de Lima, Thais Duarte, Larissa Aparecida Trindade dos Santos

Resumo

Profissionais de educação têm despendido esforços para analisar e colaborar na melhoria da qualidade da Educação Infantil na realidade brasileira. Esteprojeto de pesquisa, financiado pelo Programa doNúcleo de Ensino da UNESP, assume também essa meta de avanço na qualidade da Educação Infantil e é resultante de uma parceria entre a FCT/UNESP de Presidente Prudente e a Secretaria de Educação do Município de Álvares Machado, SP. Tem como suporte a Teoria Histórico Cultural e a Sociologia da Infância, pois essas duas correntes teóricas concebem a infância com características e identidades próprias eas crianças como sujeitos interpretativos e criativos, cujo direito à educação está diretamente relacionado à participação, à comunicação e à busca de sentido. As crianças para avançar no seu desenvolvimento necessitam de propostas educativas que contemplem os seus interesses e necessidades, destaque para as atividades lúdicas, fantasia e interação social. Todavia, o que se constata na realidade éque práticas educativas não consideram esses pressupostos e a criança acaba sofrendo as conseqüências dessa discrepância entre teoria e prática. Em função dessa complexa tarefa de transformação da realidade, a metodologia que orienta a investigação é a pesquisa-ação. Até o presente momento, já foram realizados diagnósticos sobre concepções de educação, infância, criança que orientam as práticasdo professores; além do reconhecimento da estrutura física e material. Está em andamento o processo de formação dos participantes em seminários quinzenais; visando à busca de um nível de consenso conceitual e procedimental que possibilite parceria e comprometimento com a investigação. Nesta perspectiva, busca-se envolver os professores, em todas as dimensões: na definição da problemática e dasnecessidades, nos questionamentos, atividades de estudo e metodologia do projeto. Uma vez por semana os participantes, tanto da universidade como das instituições parceiras, realizam intervenções conjuntas junto às crianças, buscando concretizar os objetivos da investigação.





PRÁTICA PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA DA PESQUISA-AÇÃO
por: Colunista Portal - Educação


 

 
Maria Amélia SantoroFranco

Universidade Católica de Santos

 


A pesquisa-ação tem sido utilizada, nas últimas décadas, de diferentes maneiras, a partir de diversas intencionalidades, passando a compor um vasto mosaico de abordagens teórico-metodológicas, instigando-nos a refletir sobre sua essencialidade epistemológica, bem como sobre suas possibilidades como práxis investigativa. O presente trabalhoaprofunda reflexões sobre a pertinência e as possibilidades da pesquisa-ação como instrumento pedagógico e científico, buscando indicativos de respostas às questões: a pesquisa-ação deve ser essencialmente uma pesquisa intencionada à transformação participativa, em que sujeitos e pesquisadores interagem na produção de novos conhecimentos? Deve assumir o caráter formativo-emancipatório? Mediando pesquisase estudos já realizados, buscou-se estruturar um processo pedagógico para a pesquisa-ação, que organize a questão da coerência entre a ontologia e a epistemologia pretendida na pesquisa. Para tanto, foi necessário estabelecer referências às questões: de que pesquisa falamos quando nos referimos à pesquisa-ação? Ou mesmo, de que ação falamos quando nos referimos à pesquisa-ação? E ainda, comopesquisa e ação se integram na prática pedagógica da pesquisa-ação?
O trabalho realça que a pesquisa-ação, estruturada dentro de seus princípios geradores, é uma pesquisa eminentemente pedagógica, dentro da perspectiva de ser o exercício pedagógico, configurado como uma ação que cientificiza a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os conceitos de infância e educação infantil
  • A concepção de infância para a educação infantil
  • Cultura indigena na educacao infantil
  • A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil
  • Educação infantil moderna-a escola acolhendo a infância
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: O PAPEL DO PROFESSOR
  • O LÚDICO E A INFÂNCIA: UMA RELAÇÃO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRICO E PRINCÍPIOS EDUCATIVOS.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!