As Cruzadas

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
AS CRUZADAS
A população da Europa medieval possuía mentalidade profundamente religiosa. Vivia apegada a superstições e atormentada pelo medo da fome, das doenças e das guerras. A sociedade era essencialmente guerreira, violenta e turbulenta. Sua nobreza estava em guerra permanente uns contra os outros, fazendo da vida do povo comum um inferno: pilhagens, depredações, saques e todo tipo devandalismo. Os padres pregavam e pediam a paz. Encorajavam os fiéis a viajarem em peregrinação para Jerusalém, buscando o perdão de Deus para seus pecados.
Jerusalém fica na Ásia. Lá, povos muçulmanos vinham conquistando vários territórios, inclusive os lugares considerados santos. Depois que os turcos dominaram o território da Palestina, em 1078, os cristãos passaram a enfrentar muitos perigos edificuldades em suas peregrinações à terra santa. O imperador bizantino receava o avanço dos exércitos muçulmanos e pediu ajuda ao papa Urbano II. Em 1095, esse papa pregou para uma multidão na França, dizendo:
“Cristãos, partam já para ajudar seus irmãos no Leste, pois eles estão sendo atacados. Peguem suas armas para resgatar Jerusalém e obedeçam ao comando de Cristo. Usem a cruz como distintivo.Se vocês forem mortos, seus pecados serão perdoados.”
Muitas pessoas atenderam ao apelo do papa, uns pela guerra, outros pelo perdão de seus pecados, outros ainda pela aventura e riqueza.
A Cruzada dos Mendigos
Antes que os cavaleiros se organizassem, o monge Pedro, o Eremita, conseguiu reunir uma multidão de pobres que iam abandonando suas aldeias, juntando milhares de homens, mulheres, velhose crianças. Deixando um rastro de destruição e pilhagem, os peregrinos chegaram em péssimas condições a Constantinopla. Preocupado com a segurança de sua cidade, o imperador aconselhou o grupo a aguardar a chegada de tropas mais bem equipadas, do lado de fora das muralhas. Mas como a turba começou a saquear a cidade, o imperador achou melhor que atravessassem o Bósforo para o lado asiático. Foium massacre: os turcos chacinaram a pobre multidão. Os que conseguiram escapar juntaram-se, mais tarde, aos cavaleiros.

Primeira Cruzada ou Cruzada dos Cavaleiros

Em 1096, vários exércitos comandados por nobres e cavaleiros partiram de suas terras em direção à Terra Santa. Estavam bem equipados e armados, no entanto também enfrentaram muitas dificuldades e acabaram por assaltar e saquear oslugares por onde passavam. No início de 1097, uma multidão de uns 30 mil homens reuniu-se em Constantinopla.
O imperador conseguiu dos cruzados a promessa de que devolveriam a ele os territórios que conquistassem dos turcos. Porém, a guerra contra os turcos foi terrível e depois de tantos sacrifícios, os cruzados não quiseram cumprir a sua promessa. Criaram quatro estados cruzados, entre eles oReino de Jerusalém. As cidades italianas tornaram-se fundamentais para a sobrevivência desses estados pois permitiram a chegada de reforços e interceptaram as esquadras muçulmanas, tornando o Mediterrâneo novamente um mar navegável pelos ocidentais.
Foram criadas ordens de monges cavaleiros para cuidar das terras sagradas, como por exemplo, a ordem dos cavaleiros templários, que deveriam defendero templo em Jerusalém.
Os reinos cruzados sobreviveram por um tempo, em parte porque recebiam reforços vindos da Europa, em parte porque aprenderam a negociar, conciliar e jogar os diferentes grupos islâmicos uns contra os outros. Mas os turcos conseguiram se organizar e foram retomando os territórios, um a um. Finalmente, em 1187, o sultão Saladino tomou Jerusalém. Os cristãos reagiram formandouma nova cruzada, liderada por três reis. Finalmente, após duras batalhas, cristãos e muçulmanos firmaram um acordo: os cristãos mantinham o que tinham conquistado e obtinham o direito de peregrinação, desde que desarmados, a Jerusalém, que ficava sob controle muçulmano.
As Cruzadas mostraram aos europeus um mundo diferente. No Oriente, conheceram novos produtos como o açúcar, o arroz, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as cruzadas
  • cruzadas
  • Cruzada
  • As cruzadas
  • Cruzadas
  • Cruzadas
  • As Cruzadas
  • As cruzadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!