As Cruzadas

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013

RELATORIO


O feudalismo foi um sistema implantado na Europa Ocidental, durante os séculos X – XIII,que foram resultados de uma longa gestação, mesclando dois tipos de elementos os romanos eos germânicos.

Os elementos romano:
Colonato = sistema servil. Desenvolveu-se durante a crise na Europa ,e colocava-os empobrecidos para trabalhar como colonos, para os donos de grandes terras,em troca ganharam terras e proteção.
Enfraquecimento do poder centralizado = administração romana não tinha mais condições de impor autoridade, e conduziu à ampliação do poder para os donos de terras.Os elementos germânicos:
Economia agropastoril= base de sua economia, era a agropecuária, para a comercialização.
Comitatus= instituição com laços de fidelidade entre o chefe militar e seusguerreiros.
Beneficium = instituto pelo qual os militares mais poderosos, concediam guerreiros em troca de posses de terras.

O processo de formação do Feudalismo, abrangia muitos territórios, uma dasregiões conhecidas, seria onde atualmente fica a França, Alemanha, Inglaterra e uma parte da Itália:
Houveram enfraquecimento do poder central, e fortalecimento aos donos de terras, existência devínculos pessoias,entre os poderosos e fracos, assim como a perda nas atividades comerciais urbanas.


No poder politico o enfraquecimento dos governos centrais na Europa, pois quem comandava era osdonos de terras, que governavam exercendo autoridade administrativas judicial e militar

Suserania e vassalagem, os vários núcleos do poder politico era laços estabelecidos entre membros da nobreza apartir da concessão do feudos. Colocavam-se os nomes de senhor ou suserano,o nobre que concedia feudos a outro nobre,pois devia fidelidade e prestação de serviço. Essa transição era feita através deuma cerimonia,que contava com dois momentos principais a homenagem (quando jurava-se fidelidade) e a investidura (ato da troca do feudo ao vassalo). Suserano devia proteger militarmente seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as cruzadas
  • cruzadas
  • As Cruzadas
  • Cruzada
  • As cruzadas
  • Cruzadas
  • Cruzadas
  • As cruzadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!