As crises do petróleo

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 31 de julho de 2014
Desde que o petróleo foi descoberto, no final do século XIX, foi consumido pela sociedade de forma abundante, principalmente na atual sociedade industrial e de consumo.

Na década de 70descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, tal afirmação elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou.
Isso provocou o aumento do valordo produto primário de países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos.

Foram vários os fatores que propiciaram a elevação do preço do petróleo,dentre eles podemos citar a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo do mundo para unificar o preço do produto, promovendo umcartel internacional e controlando a oferta do produto no mercado.

O petróleo também serve como instrumento político para exercer pressão sobre as grandes potências mundiais.
Estados Unidos eEuropa apoiaram Israel na guerra contra os Árabes, fornecendo armamentos, tal fato irritou os países Árabes, que utilizou o petróleo como meio de atingir as nações que apoiavam Israel, pois diminuíram aprodução e elevaram os preços.
Entre as décadas de 80 e 90 várias oscilações no valor do petróleo ocorreram.

As crises do petróleo podem ser provocadas por conflitos no Oriente Médio, que limita aprodução e eleva o valor. O nível de consumo de um importador interfere no preço, o que reforça a lei da oferta e procura.

Ao analisar esses fatos, que muitas vezes provocam divergências, dá paraimaginar o que acontecerá quando esse recurso esgotar, pois estimativas revelam que o combustível se findará daqui a 70 anos, aproximadamente, o que forçará o homem a buscar novas alternativas defonte de energia.
As crises do petróleo foram divididas em fases:
PRIMEIRA FASE: Em 1956 depois que o presidente do Egito na época Gamal Nasser nacionalizou o Canal de Suez até então propriedade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise do Petróleo
  • Crise petroleo
  • Crise do petroleo
  • Crise petroleo
  • Crises do Petróleo
  • Crise do petróleo
  • crise do petroleo
  • Crise do petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!