As crianças e a matemática.

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
AS CRIANÇAS E A MATEMÁTICA.

As crianças precisam aprender sobre matemática a fim de entender o mundo a seu redor.Se desejarmos ensinar matemática para crianças devemos torna-las numeralizadas e temos que saber muito mais sobre como elas aprendem e o que a aprendizagem da matemática pode fazer pelo pensamento delas. Numeralizado significa pensar matematicamente sobre situações e paraque isso ocorra precisamos conhecer os sistemas matemáticos de representação que podemos utilizar como ferramentas.No mundo de hoje precisamos ser numeralizados a fim de realizar negócios mais vantajosos.
A matemática que as crianças aprendem deve lhes dar acesso a novos meios de pensar matematicamente, por isso o estudo de como as crianças pensam é fundamental para o ensino damatemática.O progresso pode vir da compreensão de novas invariáveis, da capacidade de aprender formas novas de representação matemática e de conectar formas antigas a novas situações que a enriquecerão com sentido.
A criança irá iniciar pela contagem que conta com dois aspectos:
O do seu entendimento dos princípios da contagem e o do uso da contagem, o que vai variar de acordo com os estímulos e aidade.
De vemos lembrar que a contagem simples por correspondência termo-a-termo, embora seja um começo muito importante, claramente não e suficiente para as crianças entenderem o nosso sistema de numeração.As crianças podem aprender sistemas importantes de sinais a partir de seu ambiente cultural que serão usados para apoiar seu raciocínio matemático.
Os sistemas de numeraçãoestudados nos permitem respeitar os princípios de contagem e produzir e produzir séries longas de rótulos de contagem ordenados que estariam claramente além dos limites da nossa memória. As atividades de medida são importantes para expandir a compreensão das crianças de número.A maioria das pessoas está acostumada a pensar que o conhecimento matemático é uma conseqüência de ser bom ou não em matemáticana escola.No entanto ,aprender na escola não é simplesmente uma questão cognitiva.Isso faz parte do processo de tornar-se um tipo específico de pessoa.
A compreensão das crianças da adição e subtração se desenvolve à medida que elas se tornam cada vez mais capazes de perceber a conexão entre sua compreensão inicial e situações novas e à medida que elas se tornam capazes de usar sistemasdiferentes de sinais ao raciocinar.
Quando os alunos são levados a resolver problemas usando seu conhecimento cotidiano e representações simbólicas, eles podem fazer conexões adequadas espontaneamente ao longo do período de tempo de instrução relativamente breve, e podem usar seu conhecimento cotidiano para resolver problemas mais complexos.As abordagens atuais quanto ao estabelecimento de umaconexão entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento escolar da exploração de números indicam um ponto de partida diferente para a instrução.






















1-Por que a matemática é importante na nossa vida? Em que situações do cotidiano tu podes destacar a presença da matemática?
Desde muito cedo as crianças já começam a pensar sobre números . Issoacontece porque vivem num mundo cheio de símbolos que expressam o código desses números e principalmente porque vê as pessoas ao seu redor lidar com estes símbolos em situações quotidianas. Desde cedo se fala com as crianças sobre idades e quantidades, se brinca de esconder contando até determinado número para marcar o tempo,se repartem objetos, número de roupas e calçados, preços,etc. Em fim as criançasconvivem dia a dia com números.
As pessoas utilizam a matemática todos os dias de sua vida independente de idade. À medida que ela cresce suas possibilidades e necessidades aumentam de estar em contato com os números para se relacionar com o mundo ao seu redor.

2- Quais os conhecimentos matemáticos que são importantes de serem construídos na infância?

Desde que a criança nasce...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As relações da criança com a alfabetização matemática
  • como ensinar matemática para crianças de 5 e 6 anos de idade
  • A importancia do brincar para crianças com dificuldades de aprendizagem em matematica
  • Livro: Crianças Fazendo Matemática. Terezinha Nunes
  • O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMATICA
  • Desenvolvimento de competências matemáticas com recurso lúdico-manipulativos: para crianças de 6 a 12 anos:metodologia
  • Design da interação de interfaces educativas para o ensino de matemática para crianças e...
  • O significado do lúdico na matemática para processo cognitivo da criança nas séries iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!