As correntes filosóficas – concepções de homem e de mundo

Páginas: 24 (5890 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
As correntes filosóficas – concepções de homem e de mundo

A filosofia é mãe de todas as ciências sendo um importante objeto para a compreensão, ela gera desejo de procurar pelo conhecimento e respeitá-lo, nos abre um leque de maneiras de filosofar, como uma reflexão sobre o saber. Quando refletimos sobre algo vemos os conhecimentos que possuímos, assim é filosofar interrogarmo-nos sobrenossos conhecimentos, pois para cada um a filosofia faz sentido de maneira diferente, sendo o homem o principal objeto da filosofia. "A filosofia não produz problema e sim oportunidades de solução."



* A importância da filosofia


A filosofia é o estudo de conhecimento aos valores morais e estéticos, valores tradicionais, de maneira que questiona verdade e do agir e permite umareflexão, que o homem é o principal objeto da filosofia.

Desde que nasce, tendo a intenção de estimular a consciência em posição questionadora ao homem em relação ao mundo, levando o homem a pensar, raciocinar, refletir, contribuindo para a criação do senso crítico, com isto construir uma nova visão de sociedade e o que acontece em nosso dia a dia.

Filosofia e Educação caminham juntas, transmiteuma visão de mundo de perpetuação da cultura, uma forma nova de ver a realidade, formação de professor, no seu desempenho e a interação como aluno na aprendizagem, e conhecimento e a reflexão.

Desta maneira, é possível dizer que é impossível falar de educação sem falar em filosofia. Ainda que de forma inconsciente, respiramos, vivenciamos a filosofia no dia a dia, temos a filosofia como oestudo que orienta o indivíduo tanto de visão da vida, seus valores e significados, quanto sob a conduta humana em geral. Os questionamentos que a filosofia coloca nos ajudam a compreender o mundo que nos rodeia e a tomar decisões complexas em relação às soluções e respostas que são apresentadas para os problemas da sociedade, que podem ser melhoradas, com o objetivo de alcançarmos uma melhorcompreensão e percepção de mundo.

Pode se pressupor que a educação é responsável pela transformação da filosofia e formar cidadãos críticos e construtivos. (Aranha, 2006)


Cotidiano e práxis pedagógicas. Repensando a Educação do século XXI


Vemos que por um lado a escola do futuro oferece tecnologias avançadas, para o desenvolvimento educacional e social da criança. Com ferramentas onde oprofessor só se preocupa em desenvolver o aprendizado do aluno usando por ex: lousa digital, salas climatizadas, informática, redes de computadores acesso a internet. Usa-se na escola a tecnologia que as crianças já estão acostumadas em casa. Com toda essa estrutura, a escola torna-se um ambiente melhor para o aprendizado, onde existem trocas de informações entre alunos e professores e alunoscom alunos, isso torna o ambiente letivo mais atrativo e é visto de maneira positiva pelos alunos e professores.

Já por outro lado vemos a precariedade das escolas publicas onde não se tem nenhuma infraestrutura, pois os professores lecionam em salas superlotadas sem nenhuma tecnologia.

A falta de recursos impossibilita o professor a trabalhar uma didática diferente, apesar de do esforçodesses profissionais, o único material disponível é a tradicional lousa onde os alunos ficam o tempo todo voltada para ela.

Com isso vemos alunos desinteressados, e professores estafados com essa situação precária. Muitos alunos quando a saírem da escola no ensino médio, procuram empregos em funções mais simples que não exija uma graduação e vão ganhar o seu “dinheirinho” por acharem que nuncapassarão em um vestibular de escola púbica. Como concorrer com tantos recursos de uma escola particular onde, por exemplo, as crianças são inicializadas a robótica na educação infantil? Por mais que tenhamos professores capacitados e com vontade de mudar tudo isso a falta de estrutura é maior do que a capacidade dos professores.

Há descaso com a educação em vários lugares do Brasil,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As correntes filosoficas concepções de homem e de mundo
  • As correntes filosoficas e concepçoes de mundo
  • Concepções de homem e mundo
  • Concepções filosoficas
  • Concepções Filosoficas
  • Concepçoes filosoficas
  • concepções filosoficas
  • Concepções filosoficas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!