As contribuiuções de Freud, Piaget, Wallon e Vigotski para a educação.

Páginas: 14 (3277 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014

Centro Educacional a Distância – Universidade Anhanguera-UNIDERP
Polo Barretos/SP
Curso: Pedagogia
Disciplina: Psicologia da Educação


Atividade Prática Supervisionada



Nome: Ana Paula Vieira de Paiva – RA: 444075
Nome: Elisângela Aparecida Bastos – RA: 416407
Nome: Juliana da Silva Cezário –RA: 428051
Nome: Vanderléia Cristina da Silva – RA: 428063




Atividades de Práticas Supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Psicologia da Educação , Prof. EAD: Andreia Corrêa, e Tutora Presencial: ProfªAlessandra Hoft Puga Curso de Pedagogia Pólo - 7297.



Barretos2013

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Quem foi Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação. 3

3. Quem foi Jean Piaget e a sua contribuição para a Educação. 6

4. Quem foi Henri Wallon e suascontribuições para a Educação. 10

5. Considerações Finais. 15

6. Referências Bibliográficas. 16Introdução
O presente trabalho discursa sobre Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski, e possui o objetivo de discorrer sobre as contribuições dos mesmos para a educação, através de textos onde podemos aprender sobre o desenvolvimento psíquico, biológico e psicológico do individuo, através de etapas, períodos e fases para a construção eaperfeiçoamento do ser humano, de suas capacidades intelectuais e sociais. O trabalho está organizado em etapas, e em cada uma delas, discursou-se sobre os autores, procurando salientar e esclarecer as teorias dos mesmos e o conhecimento que professores e estudiosos adquirem através dessas teorias.



















1 - Sigmund Freud e suas contribuições para a educação.

Oconhecimento que vem da psicologia é importantíssimo para as ações que orientam o processo educativo, pois a psicologia terá como principal objeto de análise o ser humano, e tendo um objeto de analise tão dinâmico como o ser humano, as teorias psicológicas abordaram várias teorias inerentes à natureza humana, se relacionando dialeticamente com a educação, tendo em vista o homem, objeto desta ciência e daeducação.
Essa perspectiva interacional da psicologia e educação, e vista a partir das teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky e de outros que afirmam que o processo educativo quando voltado para o cognitivo evolutivo, contribui para o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
Sigmund Freud nasceu na região da Morávia, mudando-se para Viena com a família em 1860. Estudou na Faculdade deMedicina da Universidade de Viena, onde pesquisava no laboratório de Neurofisiologia, formando-se, foi trabalhar no Hospital Geral de Viena, durante seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que foi quem lhe ensinou o uso da hipnose. Freud foi considerado o criador da psicanálise.
Freud sempre tentou descobrir o surgimento das preocupações que a criança possui, e para o mesmo, diziaque há um momento na vida do homem, que ocorre o momento da descoberta da diferença sexual anatômica, fato que diferencia a teoria psicanalítica de outras teorias cognitivas do desenvolvimento da inteligência, como a de Piaget.
Segundo estudos realizados por Clara Regina Rappaport, Freud acredita que o desenvolvimento infantil acontece aproximadamente na mesma idade em todas as crianças e faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget,vigotski,freud
  • Freud, piaget e wallon
  • As contribuições de Freud e Wallon para a educação
  • EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIA DA GESTALT, FREUD, PIAGET, VYGOTSKY,...
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS TEÓRICOS, FREUD, JEAN PIAGET, VIGOTSK E WALLON NA EDUCAÇÃO
  • Jean piaget freud vigotsky e wallon
  • Modelos de freud, piaget e wallon- comparação
  • Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à educação: freud, piaget, wallon e vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!