As contribuiçoes dos contos de fadas nas series iniciais

Páginas: 49 (12229 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO
Trata-se de uma abordagem sobre as contribuições que a literatura infantil, contos de fadas, pode proporcionar à leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisar essa temática torna-se fundamental, pois contribuirá, na ampliação dos conhecimentos acadêmicos debatidos durante esse curso. O momento vivido hoje mostra a grande evolução na história da leitura, comas imensas oportunidades surgidas, exigindo de todos os domínios dessa habilidade, seja no mercado de trabalho, seja no convívio social. A escritora LAJOLO (2002), testemunha essa ocorrência, quando diz: “A própria sociedade de consumo faz muitos de seus apelos através da linguagem escrita...”.
Essa invasão da média escrita no cotidiano das pessoas, que força a leitura, somada àincompetência de alguns professores no trabalho com a literatura, exigindo interpretação dos textos literários lidos, pode ser responsável pelo desinteresse e apatia das crianças e adolescentes pela leitura literária.
No ato da leitura é fundamental a liberdade e a fruição, necessitando, portanto, da presença de um mediador que goste dessa prática e que saiba ler para as crianças, de modotal que tanto um quanto os outros possam se envolver no texto lido.
A leitura é de fundamental importância para a integração do indivíduo no seu contexto sócio-econômico e cultural. Às crianças, abrem novas perspectivas, facilitando-lhes a posição crítica diante da realidade que se lhes apresenta. A escola, como enfatiza a escritora de literatura infantil, COELHO (2002), é um “...espaço privilegiado para o encontro entre o leitor e o livro”, portanto, há que se pensar nesse ambiente como um local propício para a formação de leitores.
Portanto, tem como objetivo conhecer em que os contos de fadas podem contribuir para despertar o gosto pela leitura entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Mostrar a importância do ato de ouvir e contar histórias,onde as crianças aprendem com as experiências vividas, nas quais tomamos conhecimento através do que os outros nos contam. Sabendo que, a leitura é um mecanismo fundamental na vida do ser humano, pois o hábito de ler contribui para ampliação dos conhecimentos em sua amplitude. Então surge, a questão indagadora deste estudo: Como os contos de fadas podem contribuir na formação de leitores competentesnos anos iniciais? Os contos de fadas podem contribuir com o despertar e incentivar o gosto pela leitura, quando trabalhados de maneira significativa e objetividade, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
A metodologia utilizada para a obtenção das informações referentes ao objeto de estudo, foi a pesquisa bibliográfica em seguida a de campo, que foi realizada em escolas darede municipal de Conceição do Araguaia-PA, em seguida, as informações foram tabuladas e apresentadas em tabelas ou gráficos para melhor compreensão.
Desta forma, o presente estudo esta organizado da seguinte maneira:
No primeiro item, apresenta-se-a a literatura, conceitos e importância, especificamente os contos como recurso para contribuir na formação de leitores nos anos iniciasdo ensino fundamental, acompanhada de análise sobre alguns contos. Em seguida, apresenta-se os resultados e analise da pesquisa de campo, conclui-se com alguns comentários sobre os contos e sua utilização em sala de aula.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1Literatura.
COELHO (2000), diz que a palavra literatura significa arte e deleite sendo que, acrescida do adjetivo infantil, correspondea um tipo de leitor cujos anseios contemplam, isto é, as crianças. Mas, obviamente, adolescentes, jovens, adultos e idosos, também apreciam e se deleitam com essa modalidade literária, portanto, o termo infantil associado à palavra literatura não significa que tenha sido criada necessariamente para crianças. Como trabalha o imaginário, a fantasia, atinge mais diretamente o público infantil, sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As contribuições dos contos de fadas no desenvolvimento da criança pequena
  • A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • As contribuições do diagnóstico da dificuldade de aprendizagem para as séries iniciais
  • As contribuições do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental
  • Contos de fadas
  • contos de fadas
  • Contos de fadas
  • Conto de fada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!