As contribuições pioneiras de fritz heider

Páginas: 6 (1375 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
AS CONTRIBUIÇÕES PIONEIRAS DE FRITZ HEIDER

No quarto capítulo do livro “Atribuição de Causalidade”de Marília Dela Coleta o assunto tratado é sobre as contribuições de Fritz Heider, as quais são originárias de suas três mais importantes comunicações que se deram em 1944, 1946 e 1958.
Para Heider, o paradigma da Psicologia Social deveria incluir o estudo das relações interpessoais, dadedução e teste de hipóteses, a partir de cujos resultados seriam geradas as teorias explicadoras dos fenômenos, utilizando o que ele definiu como análise ingênua da situação, compreendida em uma psicologia do senso comum, buscando as explicações tal como se expressa na vida diária, na experiência de cada um, valendo-se até da linguagem pessoal para retratar os fatos. Sabe-se que nos dias atuais nãopode-se dispensar o concurso da experiência controlada para a determinação das leis fundamentais dos eventos.
Dentro dessa perspectiva, a partir de seus três textos tratados anteriormente seus achados podem ser agrupados nos seguintes: o que a pessoa pensa ou sente sobre outras pessoas?; quais os resultados sobre o comportamento de uma pessoa, da percepção que ela tem de outra?; o que umapessoa sente em situações cognitivamente equilibradas, e ou desequilibradas, e como resolve sua posição nessas ultimas?; de que modo uma pessoa reage frente ao comportamento de seu semelhante?; como uma pessoa percebe seu próprio comportamento?; como as pessoas explicam a ocorrência no mundo em geral, e de seus semelhantes em particular?; a que causas as pessoas atribuem os fatos que observam ouvivenciam?.
Dentre todos os itens que compreendem a teoria de Heider, o que ele mais se dedicou foi a atribuição de causalidade, para ele, o homens buscariam sempre definir as origens dos eventos que lhes ocorrem ou que observam. Dessa forma, as pessoas agem como cientistas buscando encontrar as invariâncias entre causas e efeitos e estabelecendo elos entre eles. A atribuição de causalidade seriaentão, um elemento poderoso do qual valeria o ser humano para compreender e consequentemente controlar o seu comportamento, o comportamento de seu semelhante e o seu próprio mundo. Os processos de atribuição de causalidade acabam também, exercendo influência sobre as respostas que o sujeito vai emitir em razão do comportamento do outro. Pode-se considerar em certa medida que o conhecimento dosfenômenos, de como se passam, constitui-se em sinônimo de poder, dado que seu domínio permite exercer controle sobre os fatos.O processo de atribuição de causalidade acaba, por certa maneira, por exercer influência sobre as respostas que o sujeito vai emitir em razão do comportamento do outro.
Para o teórico, o termo percepção refere-se mais propriamente aos casos em que existem certa estruturaçãodos seus componentes, e cognição diz respeito mais de perto, aos eventos pouco estruturados, nos quais os elementos brutos e o percepto destes estão mais distantes, sendo, portanto, mais inclusiva que a percepção. Assim, este último dificulta os estudos em Psicologia Social assim como o fato do processo de atribuição de causalidade a um dado efeito não necessariamente se submeter a princípioslógicos, mas na maior parte das vezes, a princípios psicológicos, que são pessoais e sem compromissos com a realidade.
De tal modo, pode-se considerar que a atribuição de causalidade, de origem, de responsabilidade, constitui-se em uma organização das experiências do indivíduo, baseando-se na busca pessoal da compreensão, na causalidade fenomenal, formando uma relação unitária entre a origem e asmudanças que acarreta aos fenômenos e ao próprio comportamento de quem faz esta atribuição. A formação dessa unidade entre causa e efeito seguramente obedece leis de relação entre suas partes, que envolvem entre outras, a similaridade, a proximidade, a boa forma, o destino comum, a boa continuação, a predisposição e a experiência passada, que governam todo o processo e suas implicações.
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • uma pioneira
  • Fritz Perls
  • Fritz Haber
  • Fritz heistemberg
  • Atividade Pioneira
  • MANEJO DE PIONEIRAS
  • Contribuições
  • Contribuições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!